O juiz e diretor do foro de Lajeado, Luiz de Abreu Johnson atualizou a situação do Judiciário após pouco mais de uma semana do retorno gradativo na comarca lajeadense. As atividades presenciais reiniciaram no dia 1° de setembro com parte dos serviços que podem ser agendadas por advogados e cidadãos.
Conforme Johnson, a normalidade dos serviços deverá ocorrer apenas quando “houver segurança para os servidores do Judiciário”. Cita ainda que o atendimento presencial iniciado em setembro seguirá mesmo se a bandeira for vermelha.
O juiz reforça que o fórum lajeadense não parou durante a pandemia. Isso foi possível graças a avanços nos serviços onlines. Inclusive, as plataformas criadas pelo Judiciário para o momento de distanciamento social são classificadas por Johnson como “legado da pandemia”.
Através do e-mail cejuscljo@tjrs.jus.br o cidadão pode fazer qualquer pedido direto ao Poder Judiciário, se possível identificando pessoas envolvidas e contatos de telefone ou e-mail. Após, uma sessão virtual é designada para mediar o conflito sem a necessidade de presença de um advogado.
Conforme Johnson, as mediações já foram responsáveis por resolver de forma rápida e eficiente situações que envolvem desde a renegociação de dívidas até desentendimentos conjugais. “O poder judiciário está cheio de portas para bem prestar serviços”, afirmou em entrevista ao programa A Hora Bom Dia.
Outros canais para buscar serviços do Judiciário são o site www.tjrs.jus.br ou o telefone 3710-1500 do foro de Lajeado.
Digitalização dos processos
Atualmente, o foro de Lajeado tem cerca de 30 mil processos ativos. Desses, aproximadamente 10 mil estão digitalizados. No estado, a quantidades de autos físicos que necessitam de digitalização chega a 3 milhões.
Conforme Johnson, esse processo deverá ser finalizado até o fim de 2021. “Depois disso não haverá mais papel no foro de Lajeado”, comenta.
Johnson também abordou o cercamento eletrônico. Ouça a entrevista completa no link: