Dos 174 funcionários do Colégio Madre Bárbara, de Lajeado, todos os que trabalham diretamente com o Ensino Infantil, o primeiro a retomar as atividades presenciais, são testados, por meio de uma parceria da instituição com a Unimed.
Assim que constatada a pandemia, o colégio criou um comitê próprio de enfrentamento a covid-19. A escola estabeleceu um protocolo que foi aprovado pela rede ICM, da qual o Madre Bárbara faz parte, e depois submeteu a estratégia para o comitê municipal, com membros das secretarias de Saúde e Educação.
A escola tem promovido cursos de higienização e organizou um fluxograma de limpeza, que são sinalizados com flechas e marcas.
“Essa semana nós estamos dando os toques finais para os treinamentos. Uma empresa fez um treinamento de higienização com os nossos funcionários para que a gente tivesse uma maior segurança para os nossos pais”, declarou a diretora do colégio, Maria Elena Jacques.
Turmas reduzidas
Das 29 turmas de Ensino Infantil do colégio, 142 estudantes devem retornar na próxima terça-feira, 15. Isso permite um maior distanciamento entre um aluno e outro.
“Nós estamos seguindo rigorosamente o cálculo feito pela metragem da sala de aula. Tivemos que readaptar espaços. Agora são seis, ás vezes quatro alunos”, disse a diretora.
As crianças terão a febre aferida, aquelas que apresentarem temperatura de 37,8 ºC ou mais, vão ser encaminhados a uma sala de saúde, que tem o acesso por uma entrada alternativa do colégio. Os pais serão comunicados imediatamente.
Ouça a entrevista na íntegra: