Após reportagem, governo  troca lixeiras no Cedro

INFESTAÇÃO DE RATOS

Após reportagem, governo troca lixeiras no Cedro

Equipe da Secretaria de Meio Ambiente esteve ontem na rua Dr. Thomas Assumpção Pereira para atender pedido de moradores

Após reportagem, governo  troca lixeiras no Cedro
Na manhã de ontem, município providenciou limpeza e troca de lixeiras. Foto: Gabriel Santos
Lajeado

Matéria publicada na edição do A Hora dessa terça-feira, 8, abordou problema de infestação de ratos em terrenos baldios e lixeiras no bairro Jardim do Cedro. Na manhã de ontem, a Secretaria de Meio Ambiente esteve no local para providenciar soluções.

De acordo com o secretário Luiz André Benoit, a equipe promoveu a limpeza de terrenos e a troca de duas lixeiras danificadas por equipamentos novos, na rua Dr. Thomas Assumpção Pereira, na esquina com a rua João Fernando Schneider.

Produtos para evitar a proliferação dos roedores também foram usados na área, além do recolhimento de entulho no entorno da lixeira e aplicação de veneno nos bueiros.

Problema frequente

Na últimas semanas, o aumento de casos de proliferação de ratos em lixeiras e terrenos baldios colocou em alerta o governo municipal. Vídeos com infestações em bairros como o Jardim do Cedro circulam pelas redes sociais. O problema também já foi relatado por moradores do Moinhos D’ Água e Montanha.

Em entrevista à Rádio A Hora 102.9, Benoit reconheceu que a demanda tem aumentado. Uma ação paliativa da Sema para resolver o problema é sanitizar esses espaços públicos e colocar iscas de veneno para matar os ratos. “A falta de conscientização sobre o descarte de lixo, acaba ampliando as proliferações”.

Conforme ele, bairros como o Olarias e Centenário retiraram as lixeiras e os moradores começaram a depositar o lixo em frente de casa momentos antes do caminhão de lixo passar. Esse controle já auxiliou na diminuição dos ratos. Em caso de infestações, as pessoas podem entrar em contato pelo telefone 3982-1222 ou WhatsApp 8035-9360.

Dever do cidadão

Tainá do Nascimento, 26, tem uma esmalteria no Jardim do Cedro. Segundo ela, o problema de infestação de ratos desde janeiro quando moradores passaram a acumular entulhos no entorno da lixeira. “Eram centenas deles. Muitos até entraram nas casas das pessoas”, relata.

Após a matéria publicada no A Hora, ela conta que imediatamente uma equipe já esteve no local fazendo a retirada das lixeiras. “Foi uma surpresa”. Tainá também entende que o morador deveria se responsabilizar pela separação do seu resíduo para evitar o acúmulo em ruas e terrenos baldios.

Acompanhe
nossas
redes sociais