A nova Delegacia da Polícia Civil inicia o atendimento nesta segunda-feira, 14. O espaço fica na rua Coronel Müssnich, esquina com a rua Coronel Flores.
De acordo com o delegado Juliano Stobbe, a mudança traz uma série de vantagens, tendo em vista que o antigo prédio, na Avenida Rio Branco, está localizado em área alagável e foi construído em 1923.
“Com a última enchente, tivemos vários procedimentos policiais perdidos e muitos móveis foram danificados”, descreve Stobbe.
A reforma da nova sede iniciou em janeiro deste ano em um espaço pertencente ao governo do Estado, que estava desativado há mais de cinco anos. Ali funcionou por muito tempo a Secretaria de Agricultura de Estrela. Conforme Stobbe, foram renovadas toda a parte elétrica e hidráulica, construídas novas rampas de acessibilidade e outras adaptações para as necessidades da delegacia, como duas celas, cercamento com grades e monitoramento por câmeras e alarmes.
Para concretizar a obra, a Polícia Civil contou com a ajuda do Poder Judiciário, que repassou R$ 116 mil, e do Ministério Público, que garantiu mais R$ 80 mil. Os valores são oriundos de penas alternativas. Parte do mobiliário foi doado pela Vara da Justiça do Trabalho, já as tintas foram cedidas pela Polícia Civil.
A reforma foi gerenciada pelo Grupo de Apoio à Polícia Civil de Estrela (Gapocie). O grupo foi criado em 1994 com o objetivo de auxiliar a Polícia Civil do município.
Facilidade no atendimento
Stobbe salienta ainda que a nova sede proporcionará um atendimento mais fácil ao cidadão que buscar os serviços da delegacia. “Teremos uma sala de registros distinta da recepção, antes era tudo no mesmo espaço”.
Com a nova delegacia, Stobbe também salienta que haverá melhores condições ao trabalho dos policiais, oferecendo um ambiente mais adequado às reuniões das operações.