Em um formato inédito, a Expointer de 2020 já teve mais de 42 mil acessos de possíveis clientes de todo Brasil e outros 27 países. É o que informa o Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas do Rio Grande do Sul (SIMERS).
A exposição foi dividida em dois momentos: o primeiro iniciou em 29 de agosto para que o maquinário vendido possa ser útil a próxima safra. A feira de animais, agricultura e a parte de entretenimento, com apresentações artísticas e provas campeiras, começa em 26 de setembro.
Para a exposição de máquinas, estandes digitais foram organizados pelo SIMERS, além de uma sala de negociação online que esteve aberta durante uma semana e se encerrou no domingo passado, 6.
A novidade e o cenário dos negócios, no entanto, limitaram a adesão das empresas. De 130 expositores, em 2019, apenas 21 participaram da exposição virtual neste ano. Cláudio Bier, presidente do SIMERS, destaca que a Expointer Digital, nas próximas edições, vai complementar a exposição presencial.
“O novo sempre assusta. Agricultores e empresas não estavam acostumados com este formato. A partir de agora, teremos a Expointer física junto com a digital”, destacou Bier.
Na região
No Vale do Taquari, a única empresa a expor seus produtos na primeira etapa da feira foi a Rodovale. O vendedor e responsável pelo Marketing Digital da empresa, Taver Rossetti, avalia a exposição digital como uma iniciativa interessante.
“A experiência é bastante válida com todas as restrições que estamos tendo”, declarou Rossetti, ao opinar que a Expointer deve manter o formato digital independente do contexto dos próximos anos.
Apesar de não fechar nenhum negócio na sala digital. O vendedor recebeu diversos contatos por meio da plataforma associada a marca da Expointer. “Acreditamos que durante o mês, isso só crescerá, pois a empresa e os organizadores estão divulgando nos meios digitais. Esperamos fechar bastante negociações durante e após esse período proveniente da feira”, destaca Rossetti.
A Expointer permanece com programações até o dia 4 de outubro. A partir de 26 de setembro, o evento ocorre de maneira híbrida (presencial e virtual), com ênfase nos setores de agricultura extensiva e familiar, pecuária e, entretenimento.