Adesão do setor de máquinas agrícolas cai 83% na Expointer digital

Economia Rural

Adesão do setor de máquinas agrícolas cai 83% na Expointer digital

De 130 expositores presenciais em 2019, apenas 21 empresas aderiram aos estandes virtuais. Ambiente virtual deve permanecer nas próximas edições. No Vale, uma companhia participa da feira, que antecede o evento principal marcado para o dia 26

Adesão do setor de máquinas agrícolas cai 83% na Expointer digital
Estandes virtuais estão abertos até 4 de outubro. Foto: Gabriel Santos
Vale do Taquari

Em um formato inédito, a Expointer de 2020 já teve mais de 42 mil acessos de possíveis clientes de todo Brasil e outros 27 países. É o que informa o Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas do Rio Grande do Sul (SIMERS).

A exposição foi dividida em dois momentos: o primeiro iniciou em 29 de agosto para que o maquinário vendido possa ser útil a próxima safra. A feira de animais, agricultura e a parte de entretenimento, com apresentações artísticas e provas campeiras, começa em 26 de setembro.

Para a exposição de máquinas, estandes digitais foram organizados pelo SIMERS, além de uma sala de negociação online que esteve aberta durante uma semana e se encerrou no domingo passado, 6.

A novidade e o cenário dos negócios, no entanto, limitaram a adesão das empresas. De 130 expositores, em 2019, apenas 21 participaram da exposição virtual neste ano. Cláudio Bier, presidente do SIMERS, destaca que a Expointer Digital, nas próximas edições, vai complementar a exposição presencial.

“O novo sempre assusta. Agricultores e empresas não estavam acostumados com este formato. A partir de agora, teremos a Expointer física junto com a digital”, destacou Bier.

Na região

No Vale do Taquari, a única empresa a expor seus produtos na primeira etapa da feira foi a Rodovale. O vendedor e responsável pelo Marketing Digital da empresa, Taver Rossetti, avalia a exposição digital como uma iniciativa interessante.

“A experiência é bastante válida com todas as restrições que estamos tendo”, declarou Rossetti, ao opinar que a Expointer deve manter o formato digital independente do contexto dos próximos anos.

Apesar de não fechar nenhum negócio na sala digital. O vendedor recebeu diversos contatos por meio da plataforma associada a marca da Expointer. “Acreditamos que durante o mês, isso só crescerá, pois a empresa e os organizadores estão divulgando nos meios digitais. Esperamos fechar bastante negociações durante e após esse período proveniente da feira”, destaca Rossetti.

A Expointer permanece com programações até o dia 4 de outubro. A partir de 26 de setembro, o evento ocorre de maneira híbrida (presencial e virtual), com ênfase nos setores de agricultura extensiva e familiar, pecuária e, entretenimento.

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