A partir deste sábado, 5, começam a ser definidos os rumos das eleições municipais em Lajeado. O Partido Liberal (PL) – antigo PR – é o primeiro a realizar sua convenção, neste sábado, 5. A reunião, presencial, inicia às 9h, e será realizada na Avenida Benjamin Constant, 760, em uma sala no segundo andar.
O presidente municipal do PL, Everton Giovanella, destaca que serão definida a nominata de candidatos a vereador e os números que estes utilizarão na urna. Também confirma que o partido referendará o apoio à reeleição de Marcelo Caumo, que será o candidato dos Progressistas ao executivo.
A convenção da sigla do prefeito será realizada na Associação Atlética Municipal, no bairro Carneiros, às 19h da próxima sexta-feira, 11. Em princípio, Caumo repetirá a dobradinha vitoriosa de 2016, tendo Gláucia Schumacher de vice.
Dois dias antes, no dia 9, o PSDB também se reúne na Associação Atlética Municipal, à partir das 18h30. Integrante da base aliada do governo, também vai confirmar apoio à tentativa de reeleição do prefeito em sua convenção. O grupo da situação deve ter ainda os apoios de PDT e PSL.
Oposicionistas no mesmo dia
Já para o dia 12, estão previstas duas convenções de partidos de oposição. Chama a atenção que as reuniões de MDB e PSB ocorrerão nos mesmo local – a Associação Atlética – e os horários coincidem. O primeiro se reúne das 8h às 12h, enquanto o segundo definirá seus rumos das 9h às 11h.
O MDB tem Márcia Scherer como pré-candidata à prefeita mais uma vez. Segundo o presidente do partido, Ricardo Giovanella Neto, as conversas estão bem avançadas com outras siglas, sem especificar. Uma delas seria o DEM, que chegou a lançar o tenente Gilberto Schmidt como pré-candidato.
Já o PSB não estaria disposto a abrir mão de lançar o advogado e ex-vereador Daniel Fontana ao executivo. Sua pré-candidatura foi uma das primeiras a ser lançadas no município. A sigla procurava definir o candidato a vice, que poderia vir de um correligionário ou de um partido aliado.
PT indefinido
A situação mais indefinida está no PT. O partido realizaria sua convenção neste sábado, 5, mas optou por adiar. Segundo o presidente da sigla, Auri Heisser, a tendência é de que a reunião também ocorra no dia 12.
À reportagem, Heisser reafirmou que o PT trabalha com duas hipóteses: compor uma coligação de oposição com outras siglas ou lançar o vereador Sérgio Kniphoff à prefeitura.