Natural de Bom Retiro do Sul e revelado pelo Lajeadense, Mateus Quaresma busca espaço no cenário do futebol profissional brasileiro. Nesta temporada ele foi um dos destaques do FC Cascavel no Campeonato Paranaese.
Atacante de ofício, Quaresma se encontrou na lateral-esquerda. O início na carreira foi na Escolinha Nota 10 de Bom Retiro do Sul. Aos 13 anos, depois de se destacar em campeonatos pela entidade, acabou parando no Lajeadense. No período que ficou no clube de Lajeado se recorda das dicas e aprendizados que teve com os professores Nico Dall’agnol e Serginho Almeida.
Almeida por sinal foi o grande responsável pelo desenvolvimento do jogador e por lhe transformar em lateral-esquerdo. “Ele é um treinador inteligente, que estuda bastante, ele me ajudou muito na minha adaptação na lateral-esquerda.”
Quaresma comenta que sempre teve facilidade para marcar e atacar. “A cada jogo e treino fui evoluindo e me apaixonando pela posição.”
Sobre o Lajeadense, o jogador tem um carinho enorme, em virtude de ter aberto as portas e ter auxiliado na profissionalização. No clube ficou até 2016, quando foi comprado por um grupo de investidores que o colocaram no Londrina.
Londrina
No fim da temporada de 2016 foi contratado pelo Londrina onde ficou até o inicio de 2018. Segundo o jogador, foi um momento muito importante de crescimento pessoal e profissional, pois conviveu com uma lesão ligamentar de joelho, onde teve que ficar seis meses afastado dos gramados. “Quando voltei, pouco joguei, mas aprendi muito.”
No Londrina, atuou em um único jogo. No empate em 1 x 1 com o Santa Cruz. “Foi um momento muito legal e tenho certeza que virão outras oportunidades de jogar uma Série B ou Série A de Brasileirão.”
Cuiabá
Do Londrina, Quaresma foi emprestado para o Cuiabá, de Mato Grosso, onde pode ser campeão mato-grossense invicto. “Foi um momento muito proveitoso na carreira, o clube me abriu portas e colho muitos frutos até hoje.”
Recomeço no América-RJ
Depois de altos e baixos, o atleta conseguiu retomar as boas atuações no América, do Rio de Janeiro. No clube ficou por duas temporadas e é lembrado até hoje por ter marcado o gol que recolocou o time de volta a primeira divisão em 2018. “Esse gol me colocou de volta no cenário nacional. Poder fazer um gol decisivo no Engenhão, não é pra qualquer um. Foi o momento mais marcante da minha vida.”
Ele relata que um jogador bem fisicamente, sem lesão e com a cabeça boa tem sucesso na carreira. “A minha carreira deslanchou depois dessa passagem pelo América.”
Destaque no Cascavel
Após boas atuações no América, o lateral-esquerdo recebeu propostas do FC Cascavel em 2019, mas optou por ficar mais uma temporada no Rio de Janeiro. No começo deste ano, acertou com o clube paranaense. “Optei por vir para cá pelo bom projeto que eles tem, pude fazer uma boa campanha. Fiz parte da história do clube.”
No FC Cascavel foi titular em boa parte do Campeonato Paranaense, onde o clube foi vice-campeão. Com o bom resultado, a equipe garantiu a classificação para a Série D deste ano e de 2021, além de se classificar para a Copa do Brasil da próxima temporada. “Colocamos nosso nome na história do FC Cascavel, mas não quero parar por aqui, agora vamos focar na estreia da Série D. Temos grande chance de subir e seguir fazendo história.”
Propostas
Depois da boa campanha, o nome de Quaresma foi ventilado em vários clubes como o Athletico Paranaense, mas nada foi concretizado. “Só houve sondagens e não chegaram propostas oficiais até mim e nem aos grupo que cuida da minha carreira. Se vier algo, vamos estudar e ver o que é melhor pra mim.”
Sobre ser sondado pelo Athletico, o jogador diz que é muito gratificante. “A gente se prepara para esses momentos, trabalhamos para isso. É gratificante ser lembrado por um grande clube.”
Sonhos
Com 23 anos, Quaresma tem o sonho de disputar o Campeonato Brasileiro Série A e inclusive jogar no exterior. “Acredito que tenho um grande potencial e posso chegar onde quero. Sigo trabalhando e focado para que meus sonhos possam ser realizados um dia.”
Indagado se arrepende-se de alguma escolha que fez, o jogador afirma que se fosse começar do zero faria tudo de novo. “Acho que se fosse para escolher algo, escolheria para não ter lesão, gostaria de não ter tido ela, estava muito bem no Londrina e com certeza faria um excelente Brasileirão.”