O município de Lajeado tem a maior quantidade de casos ativos de covid-19 desde o início da pandemia. São 152, de acordo com boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde no fim da tarde de ontem. Antes, o recorde era de 139 casos, verificados em 10 de maio.
Os casos ativos são de pacientes que contraíram o vírus, testaram positivo, e ainda não são considerados curados, ou seja, são potenciais transmissores.
No fim de julho, o município passou novamente dos 100 casos ativos, desde então, o número se mantinha entre os 40 e 80 casos.
Segundo boletim divulgado há pouco, nas últimas 24 horas, foram registrados 47 novos casos confirmados e 21 recuperados.
Quase três mil casos em cinco meses
Com a atualização dos dados ontem, Lajeado chega a 2.987 casos confirmados. Destes, 2799 são considerados recuperados. O município já teve 36 mortes em decorrência da covid-19.
O primeiro caso de covid-19 foi confirmado em Lajeado no dia 21 de março. O paciente era um homem de 57 anos, que retornou de um cruzeiro marítimo pelo litoral brasileiro. Ele chegou a ser internado no Hospital Bruno Born.
Menor número em Encantado
O município apresenta menor número de casos ativos entre os seis de maior população do Vale. São seis casos ainda ativos dos 374 confirmados. “As evidências que o número de casos está dentro da normalidade estão no número de hospitalizações, que não tem mostrado elevações“, afirma o secretário de Saúde Cassiano de Freitas.
118 ativos em Taquari
Dos 544 casos confirmados no município, 118 estão ativos. De acordo com o município, não há registros de surtos no momento. O aumento está relacionado a uma grande quantidade de casos nas últimas duas semanas e ao nível de testagem.