Governo descarta vandalismo em roda no Parque do Engenho

Ponto turístico danificado

Governo descarta vandalismo em roda no Parque do Engenho

Equipamento tombou há cerca de uma semana, mas remoção para restauro só ocorrerá quando tempo melhorar e conforme disponibilidade do profissional responsável

Governo descarta vandalismo em roda no Parque do Engenho
Roda está tombada em função da avaria
Lajeado

Ainda não se sabe o que levou a roda do Parque do Engenho a tombar. A peça, símbolo de um dos principais pontos turísticos de Lajeado, está fora do lugar há quase uma semana e o governo ainda aguarda clima favorável para a remoção. O conserto será feito pelo mesmo profissional que a revitalizou, no ano passado.
Não há câmeras de vigilância no interior do parque. Mas, a princípio, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) descarta que a roda tenha sido alvo de vandalismo. Ela sofreu uma avaria no eixo de sustentação e parou de girar, fazendo-a tombar no local.
“É uma máquina movida a água. Não parece ter sido nada de vandalismo, pelo estado em que ela ficou. Ainda não sabemos o que aconteceu, mas pode ter sido algum desgaste ou que tenha travado o rolamento”, opina o diretor da Sema, Renan Augusto Mallmann.
Conforme Mallmann, se ocorreu o travamento, o eixo da roda entrou em colapso. O equipamento tenta girar, não consegue e acaba arrebentando. Ela gira com a força da água do Arroio Engenho, que cruza o parque.

Demora

Um guincho removerá a roda. Porém, será acionado somente quando o profissional tiver disponibilidade de consertá-la e as condições climáticas forem favoráveis. Por isso, Mallmann refuta a tese de que a Sema esteja demorando para recolocar a estrutura no lugar.
“Não tem como movimentar a roda sem o auxílio do guincho, pois ela é muito pesada. Não dá para içar ela e não ter ninguém disponível para a manutenção”, ressalta Mallmann.
Ontem à tarde, o secretário municipal de Meio Ambiente, Luis André Benoitt, informou que a roda está na garantia. O profissional responsável pelo conserto é de Santa Clara do Sul.

Restauro

No ano passado, o Parque do Engenho passou por um amplo processo de revitalização, visando torná-lo um espaço mais agradável para a comunidade. Os trabalhos incluíram o restauro da roda, que voltou a girar no fim de 2019 após um período desativada.

Acompanhe
nossas
redes sociais