Cafeína pode prejudicar a gravidez, aponta pesquisa

Cuidados na gestação

Cafeína pode prejudicar a gravidez, aponta pesquisa

Assunto foi abordado pelo médico especialista em reprodução humana Marcos Höher no programa A Hora Bom Dia

Cafeína pode prejudicar a gravidez, aponta pesquisa
Marcos Höher em entrevista ao A Hora Bom Dia
Vale do Taquari

Uma pesquisa feita pelo professor americano Jack James aponta para malefícios do consumo de café para quem quer engravidar. Ele observou mais de 1,2 mil estudos (separando 42 delas) e constatou que a maioria aponta para aumento nos riscos da gestação para quem consome alimentos ou bebidas com cafeína.

O assunto foi abordado pelo médico especialista em reprodução humana, Marcos Höher no programa A Hora Bom Dia.

Conforme Höher, os estudos apontam que a cafeína tende a passar direto da placenta para o bebê. Isso pode gerar batimentos cardíacos mais acelerados e até alteração nos vasos cerebrais do feto.

Höher destaca risco de perdas do feto nas primeiras semanas e baixa do peso no feto ao longo da gestação. Os casos de leucemia aguda na infância aumentam quando a gestante consome cafeína. Conforme o médico, no grupo que tomava café, o risco de abortamento alternava de 7% a 36%.

Além do café, outras bebidas que possuem cafeína como o chá preto, chimarrão e refrigerante podem prejudicar a gravidez.

Höher atua no Centro de Reprodução Humana do Hospital Bruno Born (HBB). Ele já recomenda aos casais evitar o consumo de café durante os tratamentos. Conforme Höher, não há uma quantidade segura de cafeína que pode ser consumida.

O médico também faltou sobre o Centro de Reprodução Humana durante a entrevista.

Ouça a entrevista completa:

Acompanhe
nossas
redes sociais