Missas retornam em Arroio do Meio

Em meio à pandemia

Missas retornam em Arroio do Meio

Primeiras celebrações em meio à pandemia ocorrerão neste fim de semana, com público máximo de 130 fiéis, na igreja matriz

Missas retornam em Arroio do Meio
Igreja matriz abre a porta aos fiéis após cinco meses apenas com atividades onlines Foto: Fábio Kuhn
Arroio do Meio

Com público reduzido e protocolos de segurança, as missas na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Arroio do Meio serão retomadas nesse fim de semana. Duas celebrações estão programadas às 18h de sábado, 5, e às 8h30min de domingo.

Nos últimos cinco meses, a paróquia católica divulgou conteúdos com o evangelho de Jesus. Os materiais foram encaminhados aos fiéis pelo WhatsApp e postados nas redes sociais. O retorno das atividades presenciais ocorre após reunião com a Vigilância Sanitária e grupo de liturgia nessa semana, destaca o padre Alfonso Antoni.

Na avaliação dele, a flexibilização é possível pelo fato das pessoas estarem habituadas ao distanciamento social e ansiosas pelo retorno das atividades presenciais. “Foi importante o tempo que ficamos parados, mas também é importante aos poucos retornar e proporcionar esse momento comunitário aos fiéis”, acredita.

As duas primeiras celebrações ocorrerão na igreja matriz. O número de participantes será restrito a 130 pessoas (capacidade do tempo é para cerca de 700). “Vamos reorganizar os bancos para definir locais, possibilitando o distanciamento”, cita.

Nessa retomada, Antoni prevê menos participação dos católicos. “Há pessoas que não se sentem seguras e preferem ficar em casa”, analisa. O padre destaca que os conteúdos onlines continuarão sendo produzidos e divulgados para esses fiéis.

Cuidados

As missas serão encurtadas para diminuir o tempo na igreja. A comunhão será distribuída nos bancos e a coleta de oferendas será no fim da celebração com as caixas deixadas na saída. Essas ações têm como intuito evitar a movimentação de pessoas pelo templo religioso.

Antoni também prevê diminuição no número de pessoas que participam do canto ou das tarefas de leitura. Destaca que a igreja será higienizada todos os dias após a celebração. O público deverá comparecer de máscara e haverá uma pessoa oferecendo álcool em gel na entrada.

Caso a experiência nas duas primeiras missas forem exitosas, a paróquia estuda possibilidade de realizar celebrações em igrejas de outras comunidades.

Acompanhe
nossas
redes sociais