Amvat dá autonomia para municípios decidirem sobre volta às aulas

Região

Amvat dá autonomia para municípios decidirem sobre volta às aulas

Em reunião nesta quinta-feira, entidade optou por não impor um retorno integrado na região. Maioria dos prefeitos não quer volta pela educação infantil

Amvat dá autonomia para municípios decidirem sobre volta às aulas
Crédito: Mateus Souza
Estrela

Prefeitos e secretários municipais de Saúde e Educação estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira, 3, em reunião da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), em Estrela, discutindo a retomada das aulas na região. A entidade optou por dar autonomia aos gestores para definirem a melhor forma de retorno.

Os prefeitos também rechaçaram a possibilidade de retorno às aulas pela educação infantil, o que está permitido pelo estado a partir do dia 14 nas redes privada e municipal, caso a região se mantenha por duas semanas em bandeira laranja.

“Achamos muito difícil um retorno das aulas presenciais ainda em setembro aqui na região”, comentou o prefeito de Imigrante e presidente da Amvat, Celso Kaplan. Os gestores também mostraram preocupação com o transporte escolar.

Outro ponto discutido foi a liberação de pequenos eventos, como festas de aniversário e casamento, além das atividades esportivas e culturais. Um documento está sendo montado em conjunto com os prefeitos e será encaminhado ao estado, que pode ou não liberar os eventos. O prefeito de Arroio do Meio, Klaus Schnack, apresentou o protocolo feito pelo município, que recentemente flexibilizou a prática esportiva.

Consisa

Antes da reunião da Amvat, o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Taquari (Consisa) realizou sua reunião ordinária, onde o presidente Marcelo Portaluppi, prefeito de Vespasiano Correa, realizou a prestação de contas e também aprovou o orçamento para 2021, que é de R$ 29 milhões.

Acompanhe
nossas
redes sociais