A Vigilância Epidemiológica de Lajeado, ligada à Secretaria Municipal de Saúde, acompanha de perto a situação de um lar geriátrico, que registrou surto há cerca de uma semana. Ontem, ocorreu o primeiro óbito de um morador do local, um homem de 69 anos, que ficou dois dias internado no Hospital Bruno Born.
Segundo o secretário Cláudio Klein, a vítima teve episódios de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e dependia de ajuda para fazer tarefas básicas, como se alimentar. Além disso, ele teria desenvolvido pneumonia, agravando sua saúde. “Aparentemente, ele foi vítima deste quadro pneumônico, e não de covid. Essa é a leitura que temos, por enquanto”, ressalta.
Nesta casa geriátrica que registrou surto, de acordo com Klein, são 36 casos confirmados da doença, sendo 26 residentes e dez funcionários. Além do idoso que veio a óbito ontem, há outra moradora do lar que está internada no HBB. Trata-se de uma idosa de 90 anos, que também teve um AVC recentemente.
O secretário acredita que o vírus chegou até o lar de idoso através de um funcionário. “Segundo a responsável, não haviam visitas presenciais. Não há como ser preciso, mas foi detectado, junto com o primeiro caso em morador, um funcionário positivo”, ressalta.
Monitoramento
Todos os funcionários infectados pela doença foram afastados do trabalho e estão em isolamento domiciliar. Já os residentes permanecem no lar, onde estão em acompanhamento. “Três vezes por dia, a proprietária da casa monitora a situação deles. Também tem um médico que passa lá todos os dias, fazendo contato com os residentes”, explica Klein.
Visitas proibidas
Ao todo, Lajeado conta com 13 lares geriátricos. Destes, três registraram surtos. Para evitar surtos nesses locais, Klein destaca que foi proibido o acesso de visitantes nos lares de idosos. As visitas são virtuais ou apenas com conversas no pátio.
Um surto se caracteriza quando duas pessoas em um mesmo ambiente testarem positivo para o coronavírus.
Coronavírus em Lajeado
Segundo dados mais recentes da Vigilância Epidemiológica, Lajeado conta com 2.820 casos confirmados da doença. Foram registrados 35 óbitos por covid-19, sendo oito ligados a lares de idosos. Atualmente, há 46 casos ativos na cidade e 2.739 pessoas são consideradas recuperadas.