pós retornar para a Praça da Matriz no ano passado, a programação da Feira do Livro de Lajeado será adaptada e transformada na Festa Literária, neste ano. O Serviço Social do Comércio (Sesc) e a administração municipal preparam atividades virtuais em plataformas digitais entre os dias 19 e 25 de outubro.
O evento foi adaptado e não terá a venda de livros. “Por isso, definimos como uma Festa Literária”, explica gerente do Sesc Lajeado, Betina Durayski. A programação será definida até o dia 10 de setembro e terá teatro, música, literatura, cinema e artes visuais com valorização de artistas locais.
Conforme Betina, as atividades estão sendo planejadas para deixar os dias das pessoas mais leves. “Pensamos em duas ações por dia para públicos distintos para não saturar as pessoas e, ao mesmo tempo entregar literatura, cultura e artes. Entendemos que os estudantes, que são nosso público-alvo, já recebem muito conteúdo pelo online. Queremos entregar coisas leves na programação”, reforça.
Sem a venda de livros, as livrarias da cidade serão convidadas para promover atividades extras na Festa. “Para valorizar o comércio local, pensamos que as lojas de livros interessadas possam realizar ações como Hora do Conto e oferecer os produtos durante a programação da Festa”, esclarece.
A gerente do Sesc ainda destaca que a programação abrangerá todos os públicos. As plataformas de transmissão do evento ainda são estudadas pela Comissão Organizadora.
Valorização da cultura
Conforme o secretário de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Carlos Reckziegel, a feira é um evento cultural que busca democratizar o acesso à leitura. “Sabendo da importância dessa atividade, optamos por um evento em formato online para levar a literatura para a comunidade de uma forma diferente”, explica.
O secretário reforça que a feira terá uma programação diversa com Hora do Conto, Pílulas Literárias, além do resgate histórico da feira. “Será de forma dinâmica e de fácil acesso”, reforça.
Reckziegel esclarece que mesmo em meio a pandemia é necessário seguir com incentivos ao movimento literário e criativo e entregando cultura para as pessoas afetadas pelo distanciamento social.
A Festa Literária conta com o apoio da Univates e da Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat). A 15º edição da Feira do Livro foi transferida para 2021 para manter a tradição de comercialização de livros.