Atualizada às 12h35min
Secretários estaduais, integrantes do Ministério Público, do Tribunal de Contas e os prefeitos representantes das 27 regiões gaúchas encerraram há pouco a conferência virtual sobre a retomada das atividades presenciais nas escolas.
A coordenadora do Comitê de Dados do Estado, Leany Lemos, apresentou o plano estadual de volta às aulas. No documento, constam os critérios de segurança nas escolas, o limite de alunos por turma, o formato da alimentação escolar, o transporte, a limitação no acesso aos ambientes.
Conforme o plano apresentado pelo Piratini, o primeiro nível a retornar é a Educação Infantil, a partir de 8 de setembro.
Pela primeira vez, o Estado admitiu permitir o retorno das aulas em diferentes momentos para a rede pública e privada. Nas escolas do Estado, responsável pelo Ensino Médio, a data prevista é para o dia 13 de outubro. Mas pelo cronograma, há possibilidade de turmas da rede particular voltar a partir do dia 21 de setembro.
Na avaliação do governo, o retorno só poderá ocorrer quando houver queda nos contágios, com a instituição de bandeira amarela ou laranja por duas semanas seguidas. Caso avance para a vermelha, as escolas fecham de novo.
Cada região e município fará a determinação de acordo com os encaminhamentos dos comitês locais.
Cronograma proposto
Educação Infantil – 8 de setembro
Ensino Médio e Superior – 21 de setembro
Fundamental (anos finais) – 28 de outubro
Fundamental (anos iniciais) – 12 de novembro
Rede pública estadual
A partir do dia 13 de outubro