A partir da identificação de rios contaminados, a Deputada Estadual pelo PSDB, Zilá Breitenbach, apresentou um projeto para preservação das bacias hidrográficas por meio de biodigestores. A parlamentar participou do programa A Hora Bom Dia, desta terça-feira, dia 1º, e apresentou os avanços do projeto.
Na segunda-feira, ocorreu uma audiência pública virtual com a Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo e com a Frente Parlamentar da Matriz Produtiva dos Biodigestores da Assembleia Legislativa, para debater ações para qualificar a gestão das águas no âmbito da Bacia Hidrográfica dos Rios Turvo. Uma audiência para a tratar sobre a Bacia do Rio Taquari também será realizada, confirma a deputada.
Conforme ela, ainda são mínimas as ações para tratar esgotos urbanos e de produtores rurais. “Se minimizarmos estes dejetos com os biodigestores, que transforma os resíduos em biofertilizantes e energia. Porém ainda não estamos preparados para isso”, reforça. Conforme Zilá, as pessoas produzem muito lixo e não se preocupam com o destino daquilo. “O lixo ao invés de virar um passivo ambiental, se transforma em um ativo”, explica.
De acordo com Zilá, há linhas de financiamento para implementar biodigestores, porém a falta de conhecimento e motivação dos produtores são fatores que impedem a realização dos projetos.
Para ela, é necessário o cuidado com toda cadeia hídrica para evitar a contaminação de poços artesianos. “Foi realizado um estudo que apontou que mais da metade dos poços perfurados já apresentam contaminação da água. Precisamos nos aperfeiçoar no cuidado com a água”, explica.
“Precisamos que os políticos e cooperativas estejam mais interessados na implantação deste projeto para incentivar os produtores. Temos exemplos de municípios que iluminam trechos das cidades com a energia do biogás. Porém, o mais importante ainda é a qualidade das águas”, reforça.