A volta às aulas foi tema da participação semanal do secretário de Saúde de Lajeado, Cláudio Klein, no programa Frente e Verso de hoje. Para ele, o Estado deveria confirmar o retorno dos alunos nas escolas ainda na primeira quinzena de setembro.
Na avaliação de Klein, definir a volta das aulas de forma igualitária em todo RS é um erro. Da mesma forma que no sistema de bandeiras, o secretário avalia que a volta poderia ser diferente dependendo do município. “Até aqui na nossa região teríamos retornos diferentes. Tem municípios que tiveram poucos casos e já poderiam ter aula”, acredita.
Na avaliação dele, é preciso criar regras para um retorno seguro, mesmo que em algum momento seja necessário retroceder. “Foi feito assim em todas as áreas como os frigoríficos e a liberação dos esportes dentro das academias”, pontua. “Temos que aprender a conviver com o vírus”, complementa.
Sobre a proposta inicial do Estado com retorno da educação infantil, Klein percebe a necessidade maior de pais. Entretanto teme pelo fato dessa faixa etária ser a menos propensa a seguir os protocolos de segurança.
O secretário também falou sobre a segunda curva de contágio da covid-19 em Lajeado. Conforme ele, os números de internações hospitalares e casos ativos está diminuindo na cidade.
Ouça a entrevista completa no link: