O juiz de Direito Luís Antônio de Abreu Johnson, titular da Vara de Família e Sucessões do Foro da Comarca de Lajeado, participou do programa A Hora Bom Dia, deste sábado, dia 29, para atualizar a situação do Poder Judiciário, no estado e em Lajeado.
Conforme Johnson, as atividades do Poder Judiciário só retornarão ao modo normal após o fim da pandemia. Os trabalhos no Fórum retomam, de forma gradual, de acordo com a classificação de distanciamento controlado. “Quanto mais branda a cor da bandeira, mais atividades retornam”, explica. Na próxima terça-feira, advogados, membros do Ministério Público e Defensoria Pública já podem acessar o Foro de Lajeado.
As audiências seguem se maneira virtual. Conforme Johnson, aquele juiz que deseja realizar uma audiência de forma presencial precisa proferir uma decisão, na qual necessita justificar e comprovar no processo o motivo de não ter realizado a sessão de modo virtual.
Conforme o juiz, o Poder Judiciário não parou durante a pandemia. Todos os serviços, sejam eles pedidos de prisão ou de busca e apreensão, de quebra de sigilo, entre outros, ocorrem com ainda mais rapidez, afirma Johnson. “A digitalização de processos é um legado que a fica da pandemia”, destaca.