“É importante mudar o estigma de  que nossos alunos são ‘coitadinhos'”

abre aspas

“É importante mudar o estigma de que nossos alunos são ‘coitadinhos'”

Professora da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Lajeado há cinco anos, Mariana Luísa Becker, 24, percebe que ainda há preconceito da sociedade em relação às pessoas que sofrem de deficiências múltiplas. Para conscientizar a comunidade, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência tem papel fundamental, pois amplia o debate sobre a inclusão social e reforça o respeito às diferenças.

“É importante mudar o estigma de  que nossos alunos são ‘coitadinhos'”
Vale do Taquari

• Como está sendo o trabalho de vocês em meio à pandemia?

Retornamos com as atividades de maneira domiciliar desde o mês de maio, depois de um mês fechados. Planejamos as atividades na escola no horário de trabalho, combinamos a entrega dos materiais com as famílias mensalmente. Temos um grupo no WhatsApp de cada turma, onde passamos orientações, trocamos fotos e também aproveitamos para matar um pouco a saudade dos alunos.

• Qual o método que você utiliza nas aulas com seus alunos para facilitar o aprendizado?

Nossas turmas aqui na escola são divididas por ciclos conforme a faixa etária. Então temos alunos com deficiências múltiplas. Não temos um método fixo de ensino. Planejamos as atividades pensando individualmente nas potencialidades e habilidades dos alunos e sempre buscando incentivá-los a desenvolvê-las.

• Quais os maiores desafios do trabalho remoto para vocês e os alunos?

Percebo que os maiores desafios para nós, professores, é não ter esta devolutiva direta com o aluno, percebendo suas dificuldades, a forma como as ordens e informações chegaram até ele, a maneira como está sendo conduzida. As famílias estão fazendo sua parte, mas também nos relatam suas frustrações em alguns momentos.

• Na visão de quem trabalha diretamente com este público, qual a importância de atividades como a Semana da Pessoa Com Deficiência?

O tema deste ano da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência é “Protagonismo Empodera e Concretiza a inclusão social”. Para nós, o objetivo das atividades desenvolvidas é o de conscientizar a sociedade da importância de práticas de inclusão, sempre respeitando as diferenças e lembrando dos direitos de todos.

• Nos últimos anos, há uma maior conscientização da sociedade com as pessoas com deficiências ou ainda existe preconceito?

Infelizmente, ainda enfrentamos preconceito na sociedade. Olhares desconfiados, restrição no mercado de trabalho, além de outros desafios. Acredito que é importante mudar a visão social, esse estigma de que nossos alunos sejam vistos como “coitadinhos”. Por isso, aproveito o espaço e convido a todos para conhecer mais nosso trabalho, através da pagina da “Apae Lajeado” no Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais