Oficinas presenciais têm resultados positivos no Colégio Teutônia

Retorno às escolas

Oficinas presenciais têm resultados positivos no Colégio Teutônia

Diretor do Colégio Teutônia, Jonas Rückert e coordenadora pedagógica Bruna dos Santos abordaram a primeira semana do projeto “Tempos de Criança” com atividades presenciais para alunos da educação infantil

Oficinas presenciais têm resultados positivos no Colégio Teutônia
Jonas e Bruna no programa Frente e Verso de hoje
Teutônia

O trabalho gradativo para retornar as atividades presenciais no Colégio Teutônia foi tema do Programa Frente e Verso de hoje. Nessa semana, a instituição de ensino iniciou o projeto “Tempos de Criança” com oficinas voltadas para estudantes da educação infantil, de 2 a 5 anos.

Conforme a coordenadora pedagógica, Bruna dos Santos, o projeto iniciou em função de necessidade das famílias. “Pessoas voltaram ao trabalho e precisavam deixar os filhos com parentes ou cuidadores”, relatou.

O projeto prevê atividades com possibilidade de receber grupos com até quatro crianças. Uma monitora e uma professora trabalham com esses grupos. As crianças precisam usar máscaras, viseiras de acrílicos e manter atividades à distância.

A primeira semana é analisada de forma positiva por Bruna. Conforme ela, mesmo com pouca idade, os estudantes percebem a necessidade de cuidados. “Pintam uma imagem caricata das crianças, mas eles entendem o contexto que estão”, afirma.

Bruna ressaltou a emoção de muitos pais com o retorno das aulas. Conforme ela, há relatos de crianças que aprontaram a mochila três dias antes quando souberam que voltariam para sala de aula.

Também afirmou a alegria dos profissionais que definiram a volta às atividades com palavras como “gratidão”, “amor” e “entusiasmo”.

Diretor Jonas Rückert destaca que o retorno está ocorrendo de forma segura e gradativa, respeitando o interesse de famílias que preferem manter os filhos em casa e os cuidados com professores que temem a covid-19 ou estão no grupo de risco.

Questionado sobre a volta às aulas, Rückert destaca que a escola, além de ensinar, possui um papel social por oferecer até refeição para as crianças. Na avaliação dele, o retorno gradativo das aulas já deveria estar ocorrendo. “Não consigo entender por que não iniciamos esse processo”, afirmou.

Embasado em pesquisas, ele citou aumento de 30% em crianças com transtornos de estresse e de 65% na gravidez infantil durante a pandemia.

Ouça a entrevista completa no link:

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