Das 44 emendas aprovadas junto com o novo plano diretor de Lajeado, 12 foram vetadas pelo governo municipal. A informação foi divulgada pelo secretário de Planejamento, Giancarlo Bervian em entrevista ao programa Frente e Verso na manhã de hoje.
Segundo Bervian, o principal motivo para vetos foi o fato de emendas tratarem de assuntos semelhantes ou estarem repetidas.
Entre as emendas que causaram mais debates, Bervian destaca as que versavam sobre a classificação de zonas no bairro São Cristóvão – o que define a possibilidade de uso do solo ou construção de prédios, por exemplo.
Uma emenda definia todo o bairro como Z1 (zona mais permissiva para edificações), outra previa várias ruas como Z1. No fim, optou-se por uma emenda que previa Z1 em quadras da Rua Coelho Neto – além da manutenção do Z1 me outras ruas.
Outra proposta vetada e que gerou debates previa a classificação de Z3 para toda a cidade, ressalta Bervian.
Nos próximos dias, o governo encaminhará à câmara a proposta com as emendas vetadas. Bervian destaca que no processo de definição das emendas que ficariam, o governo dialogou com vereadores proponentes. Por isso acredita do aval positivo dos edis.
Durante a entrevista, o secretário também falou sobre o programa Seplan Digital.
Ouça a entrevista completa link: