A Univates promove, no dia 15 de setembro, uma palestra preparatória para o Crie Smart Cities, evento inédito que debate o futuro das cidades, programado para 2021. O debate ocorrerá de maneira virtual, a partir das 19h10min, e será aberta ao público em geral, com transmissão pelo site da universidade.
O evento “Crie Smart Cities – ecossistemas colaborativos, o futuro das cidades e o papel da Universidade” marcará o lançamento do Crie Smart Cities, que ocorrerá de 30 de agosto a 3 de setembro de 2021. Durante o evento, serão debatidos os ecossistemas colaborativos, o futuro das cidades, o papel da universidade e as possibilidades do protagonismo de estudantes e professores no cenário de inovação.
O Crie Smart Cities foi criado para promover a integração dos Centros da Univates, visando a discussão de assuntos que permeiam o futuro de Lajeado e região. Ele reunirá as semanas acadêmicas da instituição, tratando de cinco temáticas relevantes para a sociedade: transformações tecnológicas, governança nas cidades, mobilidade urbana, sustentabilidade e qualidade de vida.
Protagonismo
Durante a programação do evento, a Univates promoverá uma série de debates, workshops, palestras, oficinas, atividades artísticas e culturais abertas à comunidade.
“O objetivo principal é ampliar a discussão e o protagonismo de estudantes e professores, tendo em vista os movimentos que estamos observando, tanto aqui como em outras partes do mundo, e que dizem respeito ao futuro das cidades”, explica o diretor do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) da Univates, professor Leonel José de Oliveira.
Participações na palestra
A palestra de 15 de setembro, contará com a participação de Claudio Marinho, diretor da empresa Porto Marinho Ltda, consultor de cenários e gestão estratégica e responsável pela fundação do Porto Digital, maior parque tecnológico de empresas de TI do Brasil; do jornalista Clayton Melo, analista de tendências, curador cultural e cofundador da plataforma de informação e inteligência A Vida no Centro; do estudante Bruno Cavalheiro, presidente do DCE e do reitor da Univates, professor Ney Lazzari, que fará a mediação da conversa.