Depois de quase um mês, Grêmio e Caxias finalmente iniciam a disputa do título Gaúcho. A partir das 21h30min, as equipes se enfrentam no Estádio Centenário, em Caxias do Sul. A partida da volta está agendada para domingo, na Arena, às 16h.
Para a partida o técnico Renato Portaluppi defende uma invencibilidade de 15 jogos. A última derrota do tricolor foi justamente para o adversário desta noite, na final do primeiro turno. Desde então são oito vitórias e sete empates.
Para o primeiro confronto, Portaluppi não poderá contar com o lateral-direito Orejuela e o zagueiro Kannemann, ambos foram expulsos na final do segundo turno e deverão cumprir suspensão. Outro que está fora é Diego Souza. Lesionado, o jogador deve retornar somente em setembro.
Já o volante Maicon é dúvida. Ele foi preservado contra o Vasco por causa de um desconforto e se não melhorar deverá ser poupado novamente.
O provável time titular tem Vanderlei, Victor Ferraz, Geromel, David Braz, Cortez, Maicon (Lucas Silva), Matheus Henrique, Alisson, Pepê, Jean Pyerre e Isaque.
Como vem o Caxias
O Caxias não atua desde a eliminação na primeira fase do segundo turno. Desde então, o técnico Rafael Lacerda perdeu importantes jogadores. O centroavante Da Silva retornou ao Grêmio, enquanto que o meia Jean Carlos voltou para o Goiás. Já o atacante Tilica foi vendido ao Asteras Tripolis, da Grécia.
Ainda há dois jogadores lesionados. O meia Tontini poderá passar por cirurgia no joelho esquerdo, e o centroavante Gilmar trata um problema crônico na lombar. Só duas caras novas chegaram: os atacantes Marcelo Campanholo, ex-Desportivo Brasil, e Claudinho, ex-Mirassol.
O provável time titular tem Marcelo Pitol; Ivan, Laercio, Thiago Salles e Bruno Ré; Juliano, Carlos Alberto, Yuri (Vinicius Baiano) e Diogo Oliveira; Juninho Potiguar e Bruninho.
Números
Nesta temporada Grêmio e Caxias se enfrentaram em duas oportunidades e em ambas o Caxias levou a melhor. No jogo de abertura do Gauchão, vitória por 2 x 0. Já na final do primeiro turno, novo êxito, dessa vez por 1 x 0.