Há mais de 40 anos no mercado, a Granja Cageri se destaca no ramo de produção de ovos. Os diretores do empreendimento, Carlos Germano Rieth e Caroline Rieth Dal Sotto, participaram do programa A Hora Bom Dia, para contar a história da agroindústria familiar de Lajeado que distribui produtos para o estado.
A granja fica localizada bairro Imigrante, às margens da BR-386, em uma das zonas rurais remanescentes de Lajeado. O empreendimento está há 42 anos inserido no mercado gaúcho. Destes, são cerca de 30 anos na produção de ovos. São em torno de 75 profissionais diretos, sem contar os colaboradores indiretos que auxiliam na administração de cerca de 30 aviários, com um plantel de 500 mil aves com produção de 400 mil ovos por dia e mais de 60 mil ovos de codorna.
Em 2003, Rieth conta que a empresa se expandiu com a compra de antiga Pró-ave. E, em 2016, a empresa agrícola abriu uma unidade em Encantado com a produção de ovos caipiras. Além de produtores integrados.
Apesar de ser uma empresa da região, Rieth explica que a maior parte da produção é direcionada a grande Porto Alegre, e cidades vizinhas como São Leopoldo, Novo Hamburgo. Além de Caxias do Sul e Passo Fundo.
Conforme Caroline, o sucesso da granja é resultado de muito planejamento, trabalho de equipe e perseverança. “Trabalhamos com muita dinâmica e priorizamos a qualidade. Temos que estar atentos a legislação para podermos seguir com produção”, explica.
Meio Ambiente
Atualmente, a granja está localizada em uma ilha rural, garantida pelo novo plano diretor do município. Para valorizar o ambiente natural, a Cageri criou e implementou um sistema pioneiro que processa os dejetos das camas dos aviários e os transforma em adubo.
Tributação
Rieth reprova a tributação estipulada para os ovos prevista pela Reforma Tributária do RS. Conforme ele, a medida pode deixar o valor do ovo produzido no estado mais caro e menos competitivo que produtos vindos de São Paulo, por exemplo.
Ampliações
O diretor afirma que se decida a ampliações da empresa. Atualmente, são oito obras em andamento em meio à pandemia. Na unidade de Encantado, a Cageri iniciou a construção de um aviário na segunda-feira, com investimento de cerca de R$ 1 milhão.
Confira a entrevista na íntegra: