O Grêmio largou em vantagem na decisão do Gauchão. Jogando em Caxias do Sul, o tricolor venceu o Caxias por e agora está a um empate de conquistar o tricampeonato Gaúcho consecutivo. A decisão está agendada para domingo, às 16h, na Arena.
No primeiro tempo, o Grêmio fez valer seu ritmo de jogo em dia, frente ao mês parado do Caxias. Logo aos sete minutos, Isaque deixou a área e construiu a jogada para deixar Pepê na cara do gol. O atacante tirou Marcelo Pitol e abriu o placar. Os visitantes mantiveram o domínio com a vantagem. Mas, aos 19, Ivan quase empatou em chute forte de canhota. Vanderlei voou para espalmar. E nada mais na primeira etapa, que se arrastou sem maiores emoções.
No segundo tempo, o Caxias até chegou ao empate com Ivan. O lateral-direito cobrou falta, a bola passou por todo mundo e morreu no fundo da rede de Vanderlei. Após a revisão do VAR, ele foi anulado.
O gol anulado acordou o Grêmio que foi para cima do Caxias e ampliou o placar aos 34min. Após cobrança de escanteio de Jean Pyerre, a zaga do Caxias afastou. O rebote ficou com Everton, que chutou de primeira com força e acertou o ângulo.
Com a vitória por 2 x 0, o Grêmio é campeão com um empate ou até uma derrota por 1 x 0. Para o Caxias ser campeão no tempo normal precisa vencer por três gols de diferença. Repetindo o placar, a disputa vai para os pênaltis.