Faltam menos de três meses para o pleito municipal de 2020, com primeiro turno marcado para 15 de novembro. A preparação para mais uma eleição foi tema do programa Frente e Verso da manhã de hoje com a chefe do cartório eleitoral de Lajeado, Maria Betânia Rohde.
Um dos assuntos abordados foi a redução no número de urnas neste pleito. Conforme reportagens de âmbito estadual, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), estima que o estado deverá ter 4 mil seções a menos.
Maria destacou que essa é uma decisão do TRE-RS que precisou ser acatada pelos cartórios eleitorais. Na zona do cartório de Lajeado, são 19 seções equalizadas.
Conforme Maria, nesses pontos que não existiram mais haverá mesários orientando eleitores. Essas pessoas serão redirecionadas para seções no mesmo local que já votavam antes. “Por exemplo, se for numa seção do Castelinho, a pessoa vai votar ainda na escola, mas em outro ponto”, resume Maria.
Maria destaca ainda que a equalização das seções fará com que cada urna receba cerca de 400 eleitores – antes eram cerca de 350 a 300 por urna. O horário de votação será o mesmo, afirma.
A chefe do cartório eleitoral também abordou a convocação de mesários e falou sobre os próximos passos do processo eleitoral.
Entrevista completa no link: