Santa Clara do Sul recebe proposta inédita para intercâmbio com cidade do Peru

Produção de orgânicos

Santa Clara do Sul recebe proposta inédita para intercâmbio com cidade do Peru

Termo de cooperação foi apresentado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura na segunda-feira ao município do Vale. As duas regiões são produtoras de alimentos orgânicos

Santa Clara do Sul recebe proposta inédita para intercâmbio com cidade do Peru
Caio Rocha, participou do programa A Hora Bom Dia, desta terça-feira. Créditos: Divulgação
Vale do Taquari

Um termo de cooperação entre Brasil e Peru para a produção de orgânicos deve ser firmado para promover o desenvolvimento das duas regiões. O engenheiro agrônomo e representante na Argentina do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Caio Rocha, participou do programa A Hora Bom Dia, desta terça-feira, dia 25, para esclarecer o projeto inédito entre Santa Clara do Sul e a província peruana de Hancavelica.

Conforme Rocha, o IICA promove o assessoramento técnico por meio da troca de conhecimento, além de inovações tecnológicas e estudos sobre o desenvolvimento da atividade nas duas regiões. “Percebemos que as pessoas se preocupam com a alimentação e os produtos orgânicos. Procuramos gestores públicos interessados neste desenvolvimento”, reforça.

O termo de cooperação foi debatido entre o governo de Santa Clara do Sul em uma reunião virtual com o IICA. A proposta de colaboração está em análise. Conforme Rocha, além da troca entre as cidades, o termo ainda amplia o mercado para o Brasil e outros países consumirem os produtos orgânicos.

O objetivo do convênio, que tem o apoio da Comissão Interamericana de Agricultura Orgânica, é fortalecer e qualificar a produção, o manejo e a comercialização de produtos orgânicos nessas duas regiões por meio da troca de experiências e de ideias inovadoras que possam servir de modelo e inspirar outros municípios.

Diversificação de culturas

Rocha reforça a importância da diversificação dos produtores. “Temos mercado para a diversidade”, explica. Ele exemplifica a produção de Grão-de-bico. “Só existe produção desta leguminosa em Goias. É possível produzir, depende da vontade de empreender do agricultor”, reforça.

O representante do IICA explica que é o mesmo caso de produções de orgânicos. “Os agricultores precisam decidir o rumo da produção e adaptar sua propriedade ao alimento orgânico”, esclarece.

Santa Clara Mais Saudável

Lançado em 29 de junho de 2017, o programa Santa Clara Mais Saudável incentiva a produção e o consumo de alimentos saudáveis, sem agrotóxicos. Vinte famílias participam da iniciativa, das quais 12 possuem certificação. Atualmente são 50 hectares de área cultivada.

Confira a entrevista na íntegra:

Acompanhe
nossas
redes sociais