O governo de Estrela encaminhou para a câmara de vereadores o projeto que sugere construção de um memorial histórico em anexo à Casa de Cultura. O investimento seria de R$ 126 mil para ampliação do espaço física em 75 metros quadrados.
Em entrevista ao programa Frente e Verso, a primeira-dama e secretária da Cultura, Carine Schwingel justificou a importância da proposta. Conforme ela, o debate para Estrela ter um espaço de resgate histórico ocorre desde 1987, quando o então prefeito Gabriel Mallmann instituiu a criação do museu.
“Faz mais de 30 anos que se debate um memorial em Estrela. Estamos discutindo esse tempo e ainda não aconteceu”, reforça Carine. Atualmente, exposições de objetos antigos são feitos apenas no corredor da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur) ou em propriedades particulares como o Museu Schinke.
A proposta gera divergências de associações como a dos moradores do Centro. Conforme Carine, eles são favoráveis à criação do memorial, entretanto discordam da construção do anexo na Casa de Cultura.
Justificando a ideia inicial, Carine cita que os recursos disponíveis atualmente permitem a construção do anexo na Casa da Cultura. Destaca que, caso o memorial cresça, será possível transferir os objetos e utilizar o anexo na Casa da Cultura para outros fins como palco para recitais.
Carine ainda refuta a possibilidade do museu ser instalado na Polar em função das condições do antigo prédio. “Recuperar a estrutura gera um custo alto e os espaços com capacidade de abrigar entidades já estão ocupados”, lamenta.
A secretária demonstrou ainda interesse em manter o debate com a comunidade para qualificar o projeto, entretanto pediu pressa para que a proposta seja aprovado ainda em 2020.
Decoração natalina confirmada
Carine também falou sobre a programação natalina de Estrela. Conforme ela, a decoração está confirmada para 2020. Confecção dos enfeites ocorre a partir de semana que vem. “Mesmo na pandemia, as pessoas vão poder passear de carro e ver a decoração da cidade, que é nossa principal atração”, afirmou.
O governo também busca recursos da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) para atrações culturais e shows. Os eventos devem ocorrer no Parque Princesa do Vale em formato drive-in.
Ouça a entrevista completa no link: