Desde março, o Prato Sagrado já distribuiu cerca de 3 mil viandas para famílias com crianças na Slan do bairro Santo Antônio, em Lajeado. O projeto idealizado por Ana Paula Dexheimer se tornou uma ponte para viabilizar a comida que sobra dos restaurantes para pessoas em vulnerabilidade.
No programa Frente e Verso de hoje, Ana abordou o histórico do projeto. Início foi em 2013, inspirado em ação que distribui almoços para moradores de rua de Porto Alegre.
Conforme Ana, nesse primeiro momento, ela utilizava a cozinha industrial da própria empresa para preparar viandas às pessoas em vulnerabilidade. Distribuição ocorria nos sábados em frente a Igreja Matriz de Lajeado.
Após uma parada, o Prato Sagrado foi reativado em 2020, desta vez com a proposta de comprar o excedente da produção dos restaurantes. O projeto paga R$ 1 por cada vianda e distribui para famílias da Slan do Santo Antônio. “Esse valor cobre o custo dos restaurantes e eles participam para ajudar a sociedade. Com R$ 1 se alimenta uma criança. Muitas vezes, esse é o único alimento que ela tem no dia”, ressalta.
Para o projeto crescer ainda mais, Ana destaca necessidade de mais restaurantes aderirem e mais pessoas doarem para o projeto. Os valores das doações podem ser encaminhados para conta do Rotary Club Lajeado Integração (veja no quadro fechado).
Como incentivos para manter o projeto, Ana cita a alegria em poder auxiliar numa causa social e diminuir o desperdício de alimentos.
Como ajudar
Os restaurantes interessados em participar do projeto podem entrar em contato com organizadores pelas redes sociais ou no site.
Participam da iniciativa os restaurantes Appetito, Beefhause, Emertini, Pramio’s, Chef Bell e Renato Viandas.
Interessados em doar podem fazê-lo pela conta corrente do Rotary Club Lajeado Integração.
Os dados são:
CNPJ: 03.567.081/0001-02;
Banco: Sicredi;
Agência: 0179;
Conta Corrente: 04918-1.
Ouça a entrevista completa no link: