Na última semana, o governo de Santa Clara do Sul foi convidado a firmar convênio com a província de Hancavelica, no Peru, por meio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). O município recebeu na manhã desta segunda-feira, 24, uma proposta de colaboração, que está em análise.
O objetivo do convênio, que tem o apoio da Comissão Interamericana de Agricultura Orgânica, é fortalecer e qualificar a produção, o manejo e a comercialização de produtos orgânicos nessas duas regiões por meio da troca de experiências e de ideias inovadoras que possam servir de modelo e inspirar outros municípios.
Santa Clara Mais Saudável
Lançado em 29 de junho de 2017, o programa Santa Clara Mais Saudável incentiva a produção e o consumo de alimentos saudáveis, sem agrotóxicos. Vinte famílias participam da iniciativa, das quais 12 possuem certificação. Atualmente são 50 hectares de área cultivada.
Desde 2018 também é realizada a Feira de Produtos Agroecológicos no município, onde os agricultores vendem os alimentos produzidos em suas propriedades. Além disso, 60% da merenda escolar é orgânica. Outro destaque foi a quarta edição da Santa Flor ocorrida em setembro do ano passado e que teve a agroecologia como um dos enfoques principais.
O crescimento do número de produtores orgânicos no Brasil foi de 200% nos últimos 10 anos, passando para 21.807 agricultores certificados. Em 2020, o setor deve crescer em torno de 15%.