Santa Clara do Sul estuda convênio com região produtora de orgânicos do Peru

Economia Local

Santa Clara do Sul estuda convênio com região produtora de orgânicos do Peru

Município recebeu hoje uma proposta do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). Primeiro contato foi realizado na quarta passada

Santa Clara do Sul estuda convênio com região produtora de orgânicos do Peru
Programa Santa Clara Mais Saudável incentiva a produção e o consumo de alimentos saudáveis, sem agrotóxicos. Foto: Divulgação
Vale do Taquari

Na última semana, o governo de Santa Clara do Sul foi convidado a firmar convênio com a província de Hancavelica, no Peru, por meio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). O município recebeu na manhã desta segunda-feira, 24, uma proposta de colaboração, que está em análise.

O objetivo do convênio, que tem o apoio da Comissão Interamericana de Agricultura Orgânica, é fortalecer e qualificar a produção, o manejo e a comercialização de produtos orgânicos nessas duas regiões por meio da troca de experiências e de ideias inovadoras que possam servir de modelo e inspirar outros municípios.

Santa Clara Mais Saudável

Lançado em 29 de junho de 2017, o programa Santa Clara Mais Saudável incentiva a produção e o consumo de alimentos saudáveis, sem agrotóxicos. Vinte famílias participam da iniciativa, das quais 12 possuem certificação. Atualmente são 50 hectares de área cultivada.

Desde 2018 também é realizada a Feira de Produtos Agroecológicos no município, onde os agricultores vendem os alimentos produzidos em suas propriedades. Além disso, 60% da merenda escolar é orgânica. Outro destaque foi a quarta edição da Santa Flor ocorrida em setembro do ano passado e que teve a agroecologia como um dos enfoques principais.

O crescimento do número de produtores orgânicos no Brasil foi de 200% nos últimos 10 anos, passando para 21.807 agricultores certificados. Em 2020, o setor deve crescer em torno de 15%.

Acompanhe
nossas
redes sociais