O governo do Estado anunciou na tarde desta segunda-feira, 24, o mapa definitivo da 16ª rodada do Distanciamento Controlado. As áreas dos Vales do Taquari e Rio Pardo se mantém em bandeira vermelha pelo aumento de hospitalizações.
Das 21 regiões, 12 estão em bandeira vermelha. Em relação ao mapa preliminar, divulgado na sexta-feira, 21, apenas o recurso de Porto Alegre (R09) foi aceito, e a região retornou a bandeira laranja.
As regras são vigentes a partir de hoje até a próxima terça-feira, a não ser que a região seja classificada em bandeira laranja. Zonas que recebem classificações menos restritivas cumprem os protocolos mais brandos a partir de sábado.
Modelo de gestão compartilhada
Com decreto homologado nesse sábado, a região do Vale do Taquari atende, agora, por um protocolo local, dentro do modelo de Cogestão do Distanciamento Controlado.
O plano regional instituiu medidas mais flexíveis quando estiver em bandeira vermelha para quatro setores: Administração pública, hospedagem, alimentação e comércio não-essencial.
Municípios podem seguir regras da laranja
Algumas cidades da região podem seguir os protocolos da bandeira laranja. Isto porque elas são enquadradas na regra 0-0, ou seja, se mantiveram, nos últimos 15 dias, zerados em internações e óbitos decorrentes da covid-19.
No Vale do Taquari, 17 municípios se enquadram nestes critérios. São eles:
Canudos do Vale;
Capitão;
Colinas;
Coqueiro Baixo;
Doutor Ricardo;
Forquetinha;
Ilópolis;
Muçum;
Progresso;
Putinga;
Relvado;
Santa Clara do Sul;
São José do Herval;
São Valentim do Sul;
Sério;
Travesseiro;
Westfália