A preocupação com um novo surto em casas geriátricas de Lajeado foi tema do programa Frente e Verso na manhã de hoje. O secretário de Saúde, Cláudio Klein abordou as ações do município para conter o avanço da pandemia no lar de idosos.
Na quarta-feira, 19, um idoso internado no lar foi diagnosticado com a covid-19. Segundo Klein, ele segue internado na UTI do Hospital Bruno Born (HBB) e se recupera da doença “satisfatoriamente”.
Possibilidade é que o idoso tenha sido infectado por um funcionário que também testou positivo para o coronavírus. Segundo Klein, os demais 28 internados do lar geriátrico serão testados com RT-PCR e testes rápidos para confirmar o fim do surto. A casa geriátrica conta com cerca de 15 funcionários.
Klein destacou ainda que um surto se caracteriza quando duas pessoas em um mesmo ambiente testarem positivo para o coronavírus. “Essa é uma forma de enxergar diferente esse ambiente e assumir medidas de surto”, afirma.
Para evitar surtos nesses locais, Klein destacou que foi proibido o acesso de visitantes nos lares de idosos. As visitas são virtuais ou apenas com conversas no pátio. O secretário citou ainda o uso do kit de medicamentos para evitar agravamento da doença nos idosos.
Lajeado tem 13 casas geriátricas e em três foram registrados surtos.
Testa Lajeado e bandeira vermelha
A terceira etapa do Testa Lajeado deve ter mudanças. Conforme Klein, os testes rápidos se mostraram “pouco confiáveis” para confirmar casos após longo período de contaminação. Ele cita que outra estratégia deve ser adotada. Possibilidade de ser feita a dosagem de anticorpos do sangue, entretanto esse sistema é mais caro.
Klein também abordou a classificação do Vale do Taquari na bandeira vermelha. Para ele, a mudança para risco elevado de contágio não está de acordo com os números da região, que mostram a manutenção das internações e casos da covid-19.
Ouça a entrevista completa no link: