Governo federal conclui repasses a municípios atingidos pela cheia

Região

Governo federal conclui repasses a municípios atingidos pela cheia

Recursos totalizam R$ 27 milhões e são direcionados a ações de controle à pandemia em meio ao cenário instaurado pela enchente de julho

Governo federal conclui repasses a municípios atingidos pela cheia
Crédito: Divulgação
Vale do Taquari

Os 11 municípios da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) que foram mais atingidos pela enchente do início do mês de julho, receberam o valor integral da Portaria 1666/20 do Ministério da Saúde – Custeio Covid-19.

No total, foram liberados mais de 27 milhões para as cidades da região, além de Santa Tereza, cidade que pertence à Associação dos Municípios da Encosta Superior Nordeste (Amesne), mas também sofreu grandes prejuízos com a inundação. A liberação foi intermediada pelo gabinete do senador Luiz Carlos Heinze.

Conforme o presidente da Amvat e prefeito de Imigrante, Celso Kaplan, os valores foram liberados por etapas. Na sexta-feira, 21, foram pagos os recursos que ainda faltavam para completar o recurso para Lajeado, Estrela e Encantado. Lajeado foi o município que recebeu a maior parcela, com um total de R$ 15,5 milhões.

No dia 8 de julho, a cheia do rio Taquari superou o nível histórico de 27,39 metros e deixou mais de 6,5 mil famílias desabrigadas na região, principalmente em 11 municípios mais atingidos, provocando a necessidade inevitável de aglomeração em abrigos públicos, além da exposição ao frio.

A busca de recursos se deu para custear despesas como para aquisição de suprimentos, insumos e produtos hospitalares, medicação, testes rápidos, equipamentos de proteção individual e internações clínicas, já que, especialmente as aglomerações em abrigos, poderiam facilitar a proliferação de doenças respiratórias e a contaminação do novo coronavírus (Covid-19).

Nos dias 21 e 22 de julho, uma comitiva de 10 prefeitos da região, além de representantes da cidade de Santa Teresa, estiveram em Brasília buscando recursos para o enfrentamento da pandemia e para os prejuízos provocados pela enchente. Os chefes do Executivo tiveram reuniões com ministros e agendas em diversos gabinetes, acompanhados por assessores do senador Luiz Carlos Heinze.

Acompanhe
nossas
redes sociais