Fóruns da região retomam atividades presenciais

Entrevista

Fóruns da região retomam atividades presenciais

Comarcas de Estrela, Teutônia e Arroio do Meio atendem de forma presencial desde terça-feira

Fóruns da região retomam atividades presenciais
Alessandra Glufke e Rafael Godinho, participaram do programa Frente e Verso, desta sexta-feira. Créditos: Laura Mallmann
Vale do Taquari

Os presidentes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Lajeado e Estrela, Alessandra Glufke e Rafael Godinho, participaram do programa Frente e Verso, desta sexta-feira, dia 21, para atualizar o retorno do trabalho presencial dos Fóruns de Justiça do Vale do Taquari e a perspectiva para aceleração dos processos jurídicos.

A Justiça Federal e Justiça do Trabalho tem todos os processos digitalizados. Conforme Alessandra, estes conseguem trabalhar em teleatendimento, sem prejudicar o andamento de ações. Já na Justiça Estadual (TJ-RS) ainda trabalha com 80% dos processos físicos. “A primeira medida no retorno dos trabalhos dos Fóruns, foi a possibilidade de digitalizar alguns processos”, explica Alessandra.

Para eles, a reabertura dos Fóruns é muito significativa para que os prazos dos processos voltam a ter andamento.

Conforme Godinho, o ideal seria digitalizar todos os processos do TJ-RS para ter disponível em um sistema. “Teríamos acesso de forma online”, explica.

Retorno

Comarcas de Estrela, Teutônia e Arroio do Meio permaneciam sem atendimento presencial por não possuir um funcionário ou um termômetro automático para verificar a temperatura de quem acessava o Fórum. Desde terça-feira, com o novo equipamento, as comarcas voltaram a atender.

Conforme Godinho, nenhum funcionário poderia exercer a medição sem caracterizar desvio de função. “Por isso, estas comarcas não podiam atender”, explica. Nesta semana, as comarcas receberam termômetros com tripé, que não dependem de uma pessoa para verificar a temperatura.

Lajeado, Encantado e Taquari já trabalhavam com um servidor para medir a temperatura.

Confira a entrevista na íntegra:

Acompanhe
nossas
redes sociais