O governo estadual apresentou, na tarde desta quinta-feira, 20, os resultados da pesquisa de prevalência do coronavírus no Rio Grande do Sul. A EPICOVID, é o único estudo do mundo com mais de quatro fases numa mesma população.
Os testes rápidos da sétima rodada foram coletados entre 14 e 16 de agosto.
Segundo a pesquisa, 1,2% da população gaúcha é infectada pelo coronavírus. Isso significa que há uma pessoa positiva a cada 82 habitantes do estado. Para o governador Eduardo Leite, isso significa que a política de testagem está se aproximando da realidade.
“Esse resultado é muito bom porque diminuiu o índice de subnotificação. Por outro lado, a pesquisa mostra que o as contaminações ainda estão em expansão”, declarou Leite.
O reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o epidemiologista Pedro Hallal, destacou a chegada com força do vírus em Pelotas, uma das últimas regiões a ser atingida com força pela pandemia, e também a alta incidência em Porto Alegre. No entanto, em outras regiões há um indicativo de controle da disseminação vírus. Para ele, isso não é motivo para relaxar na medida sanitária.
“Mesmo sendo o berço da epidemiologista no Brasil, o vírus, finalmente chegou a Pelotas. Nós conseguimos até aqui manter a estrutura hospitalar. Mas o vírus está cada vez mais próximo”, declarou Hallal.