O CEO e fundador da Stars Aceleradora de Startups, Aislan Menk, participou do programa A Hora Bom Dia, desta quinta-feira, dia 20, para apresentar a empresa direcionada ao desenvolvimento da inovação na região e recém-chegada em Lajeado.
Conforme Menk, uma aceleradora faz uma captação inicial de um fundo de investimentos de maneira compartilhada. A aceleradora precisa de uma equipe de gestão com especialistas em TI, comunicação, comercial. “Essa equipe se integra a startup e atua na profissionalização do negócio. A aceleradora busca investimentos e contribui para que o novo negócio alce voos mais rápidos e mais altos”, define.
Na região, foi criado um conselho com 12 lideranças para iniciar o projeto com a Stars. Outros 100 investidores regionais de todos os segmentos foram captados para potencializar o grupo. Os líderes locais investiram cerca de R$ 50 mil, divididos em parcelas mensais.
O foco da aceleradora não é apenas o financeiro, explica Menk. “O foco é o desenvolvimento do ecossistema de inovação local”, argumenta. Existe uma reunião mensal para capacitação em inovação e networking das lideranças. Conforme o CEO, a aceleradora é uma espécie de cooperativa, pois se busca o desenvolvimento local.
Conheça a Stars
A Stars é uma aceleradora que busca estruturar novos negócios e visa desenvolvimento socioeconômico ao ecossistema de inovação, explica o CEO. O projeto teve início em Santa Maria. Lá, Menk reuniu investimentos de R$ 8 milhões, em cinco startups e projeta investimento em mais 10. Em Lajeado, Menk explica que a aceleradora atua na BIMachine, ou então, visita empresários em suas próprias empresas.