Voluntários pedem apoio para alimentar famílias de baixa renda

Prato Sagrado

Voluntários pedem apoio para alimentar famílias de baixa renda

Projeto tem como meta diária intermediar 200 viandas da produção excedente dos restaurantes a pessoas em vulnerabilidade

Voluntários pedem apoio para alimentar famílias de baixa renda
Alimentar pessoas com dificuldades financeiras e evitar o desperdício de comida. Com esses dois objetivos, o projeto Prato Sagrado recolhe os excedentes dos restaurantes e distribui para famílias em vulnerabilidade social. Voluntários pedem apoio da comunidade para ampliar a corrente de solidariedade

Conseguir alimentar pessoas com dificuldades financeiras e evitar desperdício de comida. Esses são dois objetivos do “Prato Sagrado”, ação pensada para ser uma ponte que viabiliza o consumo de produtos excedentes nos restaurante para famílias em vulnerabilidade.

O projeto surgiu em 2013 com uma ideia diferente, lembra a idealizadora Ana Paula Dexheimer. Nos sábados, os voluntários se reuniam para produzir almoços para moradores de rua. Após uma parada, proposta foi reativada neste ano com ideia de pagar R$ 1 por vianda aos restaurantes.

“O valor é uma forma de cobrir um pouco o custo da produção com o que não foi consumido pelos clientes, além de possibilitar ao estabelecimento auxiliar numa causa social”, ressalta Ana.

Atualmente, projeto tem participação de seis restaurantes e 12 voluntários. Ao total cerca de 25 viandas são arrecadadas diariamente de segunda-feira a sábado. Elas são repassadas à Slam do bairro Santo Antônio.

A meta do Prato Sagrado é chegar a 200 viandas arrecadadas por dia. Ana pede auxílio de mais pessoas para ampliar a iniciativa. “Essa vianda pode alimentar uma criança no dia”, relata. Além dos restaurantes, população também pode auxiliar com a doação de valores (veja no quadro fechado).

Solidariedade

O restaurante de Gisele e Giana Rempel participa do projeto desde o reinício em 2020. Elas relatam possibilidade de diminuir o desperdício da produção de alimentos. “A gente percebe que está difícil para as pessoas. Como podemos ajudar, acredito que essa boa ação retorna depois”, comenta Gisele.

Diretora da Slam do Santo Antônio, Mara Bocchese destaca que as famílias de alunos se cadastram no programa e são auxiliadas. “Para algumas, acaba sendo a única refeição do dia”, comenta.

Pela quantidade menor de viandas arrecadadas no momento, Mara conta que a instituição realiza um cronograma das famílias que recebem os alimentos durante a semana. “Atualmente conseguimos auxiliar cinco a seis famílias por dia, sendo que cada integrante recebe uma vianda. Mas poderia ser 20 ou 30 famílias, caso tivesse mais”, ressalta.

A família de Vanessa Cardoso da Conceição, 30, está entre as beneficiadas pelo projeto. Sem conseguir emprego, ela relata que as viandas acabam sendo um alento aos filhos e parentes. “Às vezes as crianças pedem comida e não tem. O projeto nos ajuda muito”, conclui.


Como ajudar

• Os restaurantes interessados em participar do projeto podem entrar em contato com organizadores pelas redes sociais ou no site pratosagrado.com.br. Participam da iniciativa os restaurantes Appetito, Beefhause, Emertini, Pramio’s, Chef Bell e Renato Viandas.

• Interessados em doar podem fazê-lo pela conta corrente do Rotary Club Lajeado Integração.

Os dados são:

CNPJ: 03.567.081/0001-02;

Banco: Sicredi;

Agência: 0179;

Conta Corrente: 04918-1.

Acompanhe
nossas
redes sociais