Surto de covid-19 no presídio está controlado, diz secretário

pandemia e segurança

Surto de covid-19 no presídio está controlado, diz secretário

Penitenciária de Lajeado, que teve mais de 30 contaminados, não registrou caso de covid-19 em agosto

Surto de covid-19 no presídio está controlado, diz secretário
Lajeado

Ao longo do mês de agosto, três apenados do Presídio Estadual de Lajeado apresentaram sintomas gripais. Eles foram testados e todos tiveram resultado negativo para covid-19.

O secretário de Saúde do município, Cláudio Klein, acredita que o surto na casa prisional esteja controlado. O município quer que o Estado reconheça a situação.
“Pedimos ao Estado uma posição clara se, pelo fato de ter síndrome gripal, precisa esperar. Mas, tecnicamente falando, não tem motivo, já que foram testados e não confirmaram covid-19”.

Desde o início da pandemia, a penitenciária teve ao menos 30 contaminados e um óbito. Ontem, foi feita uma bateria de testes no local. O objetivo era testar todos os presos e servidores. Os resultados devem ser disponibilizados ao longo do dia de hoje.

Regional sob controle

De acordo com a delegada penitenciária regional, Samantha Longo, os onze presídios da oitava região, que compreende os Vales do Taquari e Rio Pardo, estão em situação controlada em relação à pandemia.

“A maior parte dos casos foram detectados na triagem. O vírus está na rua. Como os presídios continuam recebendo pessoas presas, a gente faz triagem na entrada”, afirma a delegada.

O Vale do Taquari tem três casas prisionais, em Arroio do Meio, Lajeado e Encantado. Em Arroio do Meio, nenhum caso foi registrado até o momento, de acordo com a secretaria municipal de Saúde.

Verba estadual

Publicada no fim de julho, a portaria 506 autoriza repasse de verbas, em caráter extraordinário para ações de combate à pandemia destinados a povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos, saúde prisional, saúde mental na atenção básica e população em situação de rua.

Os três presídios da região foram contemplados com recursos. As unidades de Encantado e Lajeado terão repasses de R$ 15 mil cada e a de Arroio do Meio, de R$ 9 mil. A expectativa é de que o recurso seja liberado dentro de duas semanas.

Encantado reforma estrutura

Em Encantado, foi registrado apenas um caso, em maio, de um agente penitenciário que mora em Lajeado. Entre os presos, foram realizados cerca de 30 testes e nenhum deu positivo. Agentes que atuam no local também foram submetidos a testes.

Com o recurso do governo estadual, uma sala será reformada para garantir um espaço de isolamento.

“Eles tem um sistema de isolamento que não é o ideal, mas estão conseguindo conter. Foi feito um plano de trabalho para reformar uma sala. Por meio desta reforma, vamos conseguir ter isolamento específico dentro do presídio”, afirma o secretário de Saúde, Cassiano de Freitas.

Acompanhe
nossas
redes sociais