As contrariedades dos prefeitos para o retorno das aulas proposto pelo Estado foi abordado pelo presidente da Famurs e prefeito de Taquari, Emanuel Hassen de Jesus, o “Maneco”. A entrevista ocorreu no programa Frente e Verso na manhã de hoje.
Para Maneco, a pesquisa feita de forma online pela Famurs desde quinta-feira da semana passada mostra, “de forma contundente”, a rejeição dos municípios pela volta às aulas em um momento que a pandemia avança no estado.
“94% dos prefeitos rejeitaram a proposta, quase unanimidade. Podemos ser mais pacientes com a volta às aulas”, afirma.
Maneco destaca que a maioria dos prefeitos (mais de 70%) pedem o retorno das aulas só em 2021 ou quando houver uma vacina. Outra contrariedade dos mandatários na proposta do governo estadual é o retorno pelos alunos do ensino infantil. Apenas 6% concordam com esse plano, enquanto 57% acreditam ser melhor a volta do Ensino Superior.
Sobre as dificuldades, Maneco cita o risco aos alunos e professores, além da dificuldade de ter profissionais na rede de ensino municipal. “Sabemos que muitos professores são do grupo de risco ou estarão de atestado”, aponta. Maneco relata ainda possíveis transtornos no transporte escolar.
Questionado sobre as escolas privadas, Maneco defende a volta conjunta com a rede pública. Conforme ele, os prefeitos levarão ao Estado uma proposta para o Estado criar linha de créditos para auxiliar as instituições particulares neste momento de paralisação.
Ouça a entrevista completa no link: