Fogo simbólico ficará aceso até o fim da Semana da Pátria

Lajeado

Fogo simbólico ficará aceso até o fim da Semana da Pátria

Chegada da centelha ocorreu na manhã de ontem. Chama ficará guardada no quartel dos Bombeiros. Município projeta alternativas também para a Semana Farroupilha

Fogo simbólico ficará aceso até o fim da Semana da Pátria
Chama foi distribuída a representantes do governo ontem à tarde. Foto: Mateus Souza
Lajeado

A chegada do fogo simbólico representa o começo das comemorações alusivas à Semana da Pátria nos municípios. Em 2020, com a pandemia, a programação está comprometida, como a realização do tradicional desfile cívico. Mas a importância da centelha se mantém. Para autoridades, ela traz esperança em um momento difícil.

Ontem, 17, o fogo chegou a Lajeado, sendo recepcionado em frente ao Monumento do Imigrante, no bairro Americano. Depois, foi levado até o novo quartel do Corpo de Bombeiros Militar, no bairro Montanha, onde ficará até o fim da Semana da Pátria. A chama foi trazida de carro por integrantes da Liga da Defesa Nacional.

Um rápido ato simbólico ocorreu em frente aos Bombeiros, com a leitura da mensagem sobre a corrida do fogo, por parte do representante da Liga da Defesa, coronel Ataíde Moraes Rodrigues. Secretários municipais também prestigiaram a solenidade. “A chama da pátria nos remete ao patriotismo, ao bem estar do nosso país. É um ato cívico de grande relevância para a sociedade. Os bombeiros cuidarão de forma honrada para nós. Que o fogo possa nos aquecer e nos motivar a superar esse momento atípico”, comenta o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Reckziegel.

Semana Farroupilha

Outro evento que teve sua programação comprometida pela pandemia foi a Semana Farroupilha. A intenção inicial era repetir. Há três meses, Reckziegel afirmou que o governo municipal projetava uma retomada dos eventos a partir do acampamento no Parque dos Dick, repetindo o que foi feito no ano passado.

Entretanto, com a avanço da doença, o município busca uma nova alternativa para a data. “Nós tínhamos esta intenção. Não será possível o acampamento, mas estamos planejando algumas atividades, conversando com entidades ligadas ao tradicionalismo. Estamos estudando alternativas”, afirma.

Corrida tradicional

Desde 1938, a corrida do Fogo Simbólico é realizada no Rio Grande do Sul, se tornando uma atração anual. Neste ano, o tema nacional do evento é o Hino Nacional Brasileiro, enquanto o tema regional trata da participação dos gaúchos na Segunda Guerra Mundial.

Acompanhe
nossas
redes sociais