A pandemia do coronavírus traz consigo transformações na relação entre associados e cooperativas de crédito. Essa é a avaliação da diretora executiva do Sicoob São Miguel, Marisa Cislaghi. “O mercado financeiro está se reinventando”, analisou em entrevista ao programa Frente e Verso.
No Sicoob, Marisa cita uma aproximação ainda maior com os associados. “Somos verdadeiros consultores na busca das melhores soluções”, apontou. A maioria das demandas atuais são por crédito para capital de giro e custeio. “Poucas são as buscas por investimentos. A maioria é focado para os custos do mês”, ressaltou.
Marisa citou parceria com a Acil para linhas de créditos com taxas e prazos especiais aos associados das duas entidades.
Ela também falou sobre os projetos de educação financeira na cooperativa. Na avaliação dela, o crédito acaba se tornando mais caro pela falta de organização nas finanças. Entre as ações, Marisa destacou o Clínicas Financeiras (que ajuda em consultorias para definir custo de caixa e cálculo de preço real de produto) e Sicoobito (trabalho nas escolas para incentivar o hábito de poupar).
No programa, Marisa também falou sobre a entrada da cooperativa no Vale do Taquari.
Ouça a entrevista completa: