Lajeado apresentou, na semana passada, o projeto arquitetônico de um Marco Histórico para sinalizar a altura do nível do rio Taquari nas enchentes de 1939 até 2020. O tema foi abordado no programa Frente e Verso em entrevista com o secretário de Planejamento e Urbanismo, Giancarlo Bervian.
O monumento está projetado para ser instalado no Parque dos Dick, no ponto próximo ao lago e ao matagal da área de lazer. Conforme Bervian, o Marco Histórico terá caráter lúdico e servirá para demonstrar fisicamente o tamanho das cheias no município.
“Queremos que as pessoas se lembrem que a enchente é um problema recorrente, que as crianças vão lá e desde cedo tenham ideia das cheias”, ressaltou durante a entrevista à Rádio A Hora. “Lajeado convive com enchentes e precisa entender como trabalhar com isso”, complementa.
Rebatendo críticas de que o marco histórico “homenageia tragédias”, Bervian destacou que o intuito do monumento justamente é mostrar o significado das cheias, o que pode auxiliar no entendimento do problema e busca de soluções futuras. “O valor lúdico desse monumento é muito maior que o custo da obra”, defendeu.
Bervian ainda citou outros monumentos como o memorial aos mortos da Boate Kiss, em Santa Maria, e o memorial do 11 de setembro, em Nova York.
O secretário destacou ainda outras ações organizadas pela secretaria como um plano de prevenção às cheias. Um levantamento hídrico está sendo realizado e há estudos para instalação de réguas milimétricas e estações milimétricas no município.
Outro assunto abordado por Bervian foi o plano diretor de Lajeado.
Ouça a entrevista completa no link: