O governo do Estado anunciou nesta segunda-feira, 17, alterações nos protocolos de segurança sanitária do modelo de Distanciamento Controlado.
As atividades esportivas e treinos de atletas profissionais podem ocorrer em regiões com o risco de contágio médio (laranja), ou baixo (amarela).
Os serviços religiosos, como missas e cultos, são flexibilizados em bandeira vermelha (alto risco de contágio). Antes, as atividades estavam vetadas. Agora, podem funcionar com 10% da capacidade de ocupação do templo, ou com o máximo de 30 pessoas.
As atividades industriais, antes restritas em bandeira preta, podem ocorrer em todos os protocolos. Para Eduardo Leite, as flexibilizações são possíveis pois o período projetado como mais propício a novas contaminações já passou.
“Até aqui, estabelecíamos de forma impositiva (os protocolos para cada bandeira) para passarmos pelo momento mais crítico que era projetado, especialmente em julho, quando parece ter sido o nosso pico. Agora, as restrições podem ser menos rígidas, com cogestão das regiões e municípios, mas o Estado mantém o alerta aos prefeitos e à sociedade sobre o nível de risco que estamos enfrentando”, declarou.