Em 2010, aos 18 anos, um jovem de Estrela realizava o sonho de infância e disputava a primeira partida como profissional no Internacional. O início promissor do lateral-esquerdo Paulinho Araújo foi abreviado por lesões no joelho. Hoje, aos 28 anos se dedica a carreira de corretor autônomo e ao futebol amador.
Natural de Estrela, Paulinho Araújo iniciou a carreira na Escolinha da Smel, com o professor Neri. As boas atuações na escolinha o levou para o Internacional onde fez toda a base. No colorado foi companheiro de atletas que se destacaram no Brasil e mundo como os atacantes Marinho, Eduardo Sasha e Ricardo Goulart, mas o principal companheiro foi Alisson, goleiro do Liverpool e Seleção Brasileira.
Na base do Inter conquistou inúmeros títulos, o mais especial foi o Gauchão de Juniores em 2010 contra o Grêmio. O jogo ocorreu no Olímpico e Araújo marcou o gol do título no último lance da partida. “A partida foi muito importante pois meus pais estavam no estádio no dia.”
A estreia pelo profissional foi com o time B, dentro do Beira-Rio, em 2010, com 18 anos, contra o Novo Hamburgo, vitória por 3 x 1. “O estádio tinha 15 mil torcedores e é um jogo que me marcou muito.”
A passagem pelo profissional foi curta. Em 2012, lesionou o joelho pela segunda vez. A lesão junto com algumas atitudes erradas o tiraram do clube. “Não me cuidei, fiquei deprimido, um pouco arrasado, não agi como um profissional do futebol deveria, o que resultou na minha não renovação com o clube, demorei muito pra recuperar o joelho.”
Recomeço em São Paulo
Com contrato se encerrando, o lateral-esquerdo foi tentar a sorte em um novo mercado. Em 2014, foi contratado pela Penapolense e ajudou o time a ser sensação do Paulistão. A equipe terminou a competição na terceira colocação, eliminando inclusive o São Paulo nas quartas de finais. Após a boa campanha recebeu propostas para seguir no clube paulista, mas o nascimento da filha o fez retornar para o Rio Grande do Sul.
Término da carreira
Depois de girar por clubes do interior do Rio Grande do Sul, o lateral-esquerdo deu adeus a carreira profissional com 25 anos, no São Luiz, em Ijuí. A decisão de deixar a carreira foi para ficar mais perto da família, além de não ser mais rentável ficar jogando no interior do Rio Grande do Sul. “Deixei o profissional por alguns motivos, minha filha estava crescendo e estava sempre longe, não queria mais isso. Além disso jogar no interior do nosso estado não vale a pena.”
Depois que parou recebeu algumas propostas para voltar a disputar a Divisão de Acesso, mas não aceitou. “O futebol me deu muitas alegrias e conhecimento, sai cedo de casa e isso me ajudou muito, sou grato ao futebol, mas eu sabia que não era mais aquilo que eu queria”
Arrependimento
Se fosse começar do zero, Araújo garante que seria mais focado e ouviria mais os conselhos que ganhou e aproveitaria mais as oportunidades que teve.
Sobre os sonhos, o atleta se diz realizado por ter conseguido se profissionalizar no Internacional. “Por mais tenha sido breve a passagem pelo profissional, foi muito importante para a minha vida. Fiquei dez anos no clube e fiz muitos amigos no futebol.”
Futebol amador
Depois que largou o profissional, Araújo começou a disputar os campeonatos amadores pela região. Para ele, a diferença entre os dois é gigantesca. Cita a qualidade técnica, estrutura, preparação e pressão da torcida como exemplo, mas o que ele mesmo destaca é a amizade entre as pessoas. “No amador você joga contra a maioria dos seus amigos, acaba o jogo e todo mundo se junta pra conversar,saem juntos, no profissional é cada um pro seu lado maioria das vezes.”
Indagado porque é tão difícil um atleta da região se destacar no profissional, o ex-jogador comenta que geralmente falta alguém dar suporte para o jovem do Vale. “Nossa região tem muito potencial, principalmente para os mais jovens. Acho que falta os empresários olharem esses jovens e dar oportunidades pra eles. O futebol não passa disso, oportunidade.”
Ficha técnica
Nome: Paulinho Araújo
Idade: 28 anos
Posição: lateral-esquerdo
Clubes pode onde passou: Internacional (RS), Boa Esporte (MG), Penapolense (SP), Avenida (RS), São Luiz (RS) e Brasil de Farroupilha (RS);
Títulos: Brasileiro sub 20 e Brasileiro sub 23 ambos com o Internacional;
Terceiro lugar no Campeonato Paulista pelo Penapolense, em 2014;