Como competir com as gigantes do e-commerce, qual o papel das lideranças locais para a inovação e a dificuldade em qualificar a mão de obra foram temas abordados em entrevista do programa A Hora Bom Dia.
Secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Luís Lamb destacou que o mundo mudou e o conhecimento se torna a maior riqueza de uma nação. “Quem inova, mesmo nessa situação de pandemia, está ganhando. As empresas que adotarem tecnologia serão valorizadas”, afirma.
Lamb cita que gigantes como Amazon, Microsoft e Apple já valem mais que o PIB de muitos países desenvolvidos. “Essas empresas são compostas por pessoas educadas e com informação. No passado, a riqueza era os recursos naturais, como o petróleo, hoje é o conhecimento”, aponta.
Para competir nesse “novo mundo”, Lamb percebe a necessidade dos negócios locais inovarem e encontrarem soluções tecnológicas para o anseio dos clientes. Para ele, as pequenas empesas têm vantagem de conhecer o mercado local e poder se adaptar à demanda. “Muda a gestão. É preciso essa análise para atender os clientes”, acredita.
Lamb cita ainda a importância das lideranças locais e políticos se atentarem para a importância da inovação. Em âmbito estadual, abordou as ações do Inova RS.
Ouça a entrevista completa no link: