Cansados de esperar, moradores iniciam pintura de réguas

Prevenção à enchente

Cansados de esperar, moradores iniciam pintura de réguas

Iniciativa envolve empresas, moradores e líderes comunitários de uma das áreas mais atingidas pela enchente. Onze pontos foram identificados na rua Borges de Medeiros

Cansados de esperar, moradores iniciam pintura de réguas
Ontem, os marcos foram instalados na rua Borges de Medeiros. Foto: Gabriel Santos
Lajeado

Com equipamentos topográficos, tinta, trenas e adesivos em mãos, moradores e empresários da área conhecida como Bairro Praia decidiram tomar a iniciativa e providenciar a pintura de onze réguas. Os pontos escolhidos para a identificação foram os postes de luz da rua Borges de Medeiros até a rótula com as ruas Santos Filho e Carlos Spohr Filho.

Funcionário da Gemeli Sorvetes, Ricardo Martini, 35, é um dos voluntários da ação. Ele explica que, no dia da enchente, muitos moradores ficaram reféns da falta de uma informação mais precisa e oficial. “Todos estavam esperando 25 metros. O nível passou dos 27 metros. Não deu nem tempo de retirar as coisas de casa”.

A iniciativa surgiu após uma reunião entre poder público e moradores onde as principais reivindicações foram o afastamento do coordenador de Defesa Civil, Heitor Hoppe, por entenderem que ele não era qualificado para o cargo, e a instalação de réguas em diversos pontos da cidade. “Já se passaram duas semanas e nada foi feito. Resolvemos colocar a mão na massa”, afirma Martini.

Como referência, moradores utilizaram um muro da empresa Gemeli. A sinalização mostrará a marca da última enchente, que teria atingido os 27,65 metros, de acordo com a medição da Defesa Civil de Estrela.

Moradores elogiam a iniciativa

Luiz Claudio Labres, 72, mora no Bairro Praia há mais de 40 anos. Segundo ele, esta foi a maior enchente da história de Lajeado. “Houve um erro na divulgação das metragens. Todos estavam esperando 25 metros. Quando era noite, a água já estava dentro de casa”, descreve.

Para Luiz, as réguas físicas do bairro ajudarão os moradores a fazer uma previsão mais precisa do nível da água.

Réguas em Colinas e Arroio do Meio

Além da iniciativa de Lajeado, outros municípios do Vale do Taquari projetam a instalação de réguas para o monitoramento do Taquari. Em Colinas, o Corpo de Bombeiros Voluntários (Imicol) recebeu a autorização ambiental para a instalação de oito régua. O local definido pela corporação é a antiga rampa da rua Doutor Parobé.

Em Arroio do Meio um marco com o nível da enchente no dia 9 de julho também foi instalado no bairro Navegantes. O local escolhido foi o balneário municipal.

Acompanhe
nossas
redes sociais