A Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) promove assembleia geral hoje, às 13h30min, no prédio 11 da Univates, em Lajeado. Na pauta, estará a volta às aulas e a cogestão do modelo de Distanciamento Controlado.
Pelo novo decreto estadual, o distanciamento controlado será compartilhado entre governo do estado e municípios. O Piratini continuará classificando as regiões por bandeiras, que apontam o risco de contágio. A partir dessa classificação, cada associação poderá adotar medidas menos restritivas, desde que justificadas pelos comitês científicos de análise de dados da covid-19, que precisarão ser criados pelas regiões.
Já em relação à retomada do ano letivo, na última terça-feira, 11, o governo e a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) começaram o debate sobre o retorno das aulas presenciais. Na reunião foram apresentadas sugestões de datas e possibilidades que, agora, serão debatidas internamente pelas 27 associações regionais de municípios e analisadas novamente em reuniões que ocorrerão nas próximas semanas.
A sugestão inicial apresentada pelo estado propõe o retorno gradual e escalonado das aulas a partir de 31 de agosto para as redes pública e privada. O primeiro nível a voltar seria o ensino infantil. O ensino superior retornaria em 14 de setembro; o médio e técnico, em 21 de setembro; os anos finais do ensino fundamental, em 28 de setembro e os anos iniciais, em 8 de outubro. O retorno às aulas presenciais ocorrerá somente nas regiões que estiverem em bandeira amarela e laranja.