Livro de jornalista mescla ficção com histórias de Lajeado

cultura

Livro de jornalista mescla ficção com histórias de Lajeado

Obra de Laura Peixoto já está nas livrarias. “Engole esse choro” pode ser adquirido por R$ 43

Livro de jornalista mescla ficção com histórias de Lajeado
Live de apresentação do livro ocorre segunda, no Facebook da Editora Libélula. Foto: Laura Mallman
Lajeado

“É um livro com 60% de ficção e 40% de verdades”, define a escritora Laura Peixoto quando descreve sua nova obra: “Engole esse choro”. O volume recém-lançado reúne diversos depoimentos e histórias de Lajeado com traços de realidade. A escritora se desafia e lança a obra em meio à pandemia.

Foram nove anos com a história. “Pesquisei, planejei, reuni depoimentos e criei coragem para lançar”, revela. Diferente das obras anteriores, que são Contos, o novo livro é um enredo com início, meio e fim, explica a autora.

Conforme Laura, a história é uma construção de emoções passadas na infância e adolescência, que resultaram em uma obra de meias verdades e meias mentiras. “Sou uma colheitadeira de histórias. Vou ouvindo, formando percepções e escrevo as minhas ficções baseadas na realidade”, relata.

A produção da obra foi uma realização da Editora Libélula, empresa de Lajeado. A capa é um registro do fotógrafo José Sebald Hammes (in memorian). “Eu gosto dessa ideia de ‘canta a tua aldeia para o mundo’, por isso é um livro daqui”, explica.

A editora organiza uma live para apresentar a obra para a comunidade na próxima segunda-feira, dia 17, às 19h30min. Participam do encontro online Meire Brod, responsável pela Libélula, o escritor Augusto Darde, Ismael Caneppele, responsável pelo Prenúncio do livro, e a autora Laura.

O Livro

O livro “Engole esse choro” tem 183 páginas. A obra é vendida nas lojas Cometa Livraria e Papelaria. Já está nas prateleiras e pode ser adquirida por R$ 43.

“Eu também levo até a casa do leitor”, garante ela aos interessados. As encomendas podem ser realizadas por meio das redes sociais da autora.

A escritora

Laura é formada em Jornalismo, pela Unisinos, com especialização em Educação e Filosofia, pela Univates, e Literatura Brasileira, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Também é autora dos livros “Um dia tudo se ajeita!” uma obra infantil do ano de 2005, “Intrigas da Colônia”, “Crescer é morrer devagarzinho”, além de participação em diversas coletâneas.

Próximas obras

Para o futuro, Laura planeja reunir histórias sobre uma personagem de Cruzeiro do Sul. Julia Malvina Hailliot Tavares, era avó do escritor e jornalista Flávio Tavares. Uma professora afastada e enviada para a cidade nos anos 30.

Laura antecipa que a história será baseada em relatos de diários de Julia Tavares. “Também será uma obra ficcional, pois não tenho todos os registros dela. A próxima obra será nesse caminho”, revela.

Acompanhe
nossas
redes sociais