Passaram-se 146 dias desde a primeira infecção por coronavírus no Vale do Taquari. Do dia 20 de março até hoje, mais de 5 mil pessoas já foram contaminadas pela doença na região. Mesmo assim, ainda há pontos que a pandemia não alcançou.
Esse é o caso de Coqueiro Baixo. O município de 1,5 mil habitantes era o único da região sem casos de covid-19 até a tarde de ontem, 11. Cerca de 70 testes já haviam sido realizados em pacientes sintomáticos, profissionais de saúde e trabalhadores do comércio (cerca de 5% da população).
Para a administração municipal e moradores, o sucesso do combate ao vírus está em três fatores: os cuidados dos habitantes, características da população e distância dos grandes centros urbanos.
A cidade tem protocolos de distanciamento e higienização semelhantes aos decretados pelo estado. O uso de máscaras e álcool em gel são os principais cuidados dos moradores.
O comércio – concentrado em sua maioria nas ruas João Bagatini e Avenida Itália – parou as atividades apenas em maio, quando a região estava na bandeira vermelha do Distanciamento Controlado.
O governo permite a abertura de bares nas comunidades interioranas só com a presença de moradores locais. Desconformidades foram registradas na Linha Garibaldi, mas solucionadas de forma verbal, comenta a secretária de Saúde, Viviane Bettio.
Com casos em todos municípios vizinhos, ela analisa como “inevitável” o surgimento de pacientes positivos para covid-19 na cidade. Entretanto reforça o trabalho intenso do Executivo para esclarecer a população sobre a pandemia. “Apostamos muito na orientação e vemos que as pessoas estão conscientes sobre os riscos da doença”, conclui.
População rural
Dos 641 domicílios de Coqueiro Baixo, 516 (80%) estão em área rural. Governo estima que cerca de 1,2 mil habitantes residem no interior, o que diminui a circulação de pessoas e possibilidade de aglomerações. A densidade demográfica também ajuda. Coqueiro Baixo tem 13,6 habitantes por quilômetro quadrado. Em comparação, Lajeado possui mais 932,6 habitantes no mesmo espaço.
Cuidados redobrados
Cerca de 600 habitantes (39%) tem mais de 60 anos, quantidade que faz a cidade contar com o maior número idoso da região. Para Viviane, essa característica amplia a preocupação e respeito aos protocolos de distanciamento.
O uso de máscaras também é seguido pela maioria da população, percebe a secretária. Das 9h30min às 12h30min, a reportagem visualizou 31 pessoas em pontos comerciais, áreas públicas e posto de saúde. Dessas, 21 usavam os equipamentos de proteção (67%).
Sem visitantes
O município não tem indústrias e o comércio, na maioria, é familiar, o que dificulta atrair trabalhadores de outras regiões. A distância de centros urbanos também garante isolamento maior. Coqueiro Baixo está a 30 quilômetros de Encantado, 65 quilômetros de Lajeado e 75 quilômetros de Soledade.