O município lança hoje, a partir das 14h, o projeto Arboriza Teutônia, no saguão da prefeitura. Após o evento, as primeiras 40 mudas serão plantadas no bairro Centro Administrativo e nas proximidades da Associação Pró-Desenvolvimento de Languiru. O projeto é uma parceria com a Associação, Comitê de Governança e Eixo Desenvolvimento e Infraestrutura, Cooperativa Certel e CIC.
A etapa inicial prevê o plantio de 147 mudas de árvores em oito trechos do município. Conforme a subsecretária de Agricultura e Meio Ambiente, Nara Regina Nichterwitz, foi elaborado um estudo com profissionais de diversas áreas que analisaram os trechos que receberão mudas. “Pensamos em espécies de árvores específicas para cada ambiente”, explica.
Os locais já receberam estrutura com canos de concreto para o plantio. Nara esclarece que foram selecionadas 10 espécies de árvores que variam conforme as restrições e possibilidades de cada rua. “Planejamos com a equipe do Comitê a engenharia em cada local para avaliar impactos nas redes elétrica e de esgoto. Não podemos plantar uma árvore que atrapalhe as outras demandas e futuramente precise ser retirada”, detalha.
Conforme Nara, a meta é finalizar o plantio das mudas até 21 de setembro, Dia Nacional da Árvore. “Até lá, queremos ter uma cidade mais verde”, planeja.
O projeto Arboriza Teutônia é focado no plantio urbano responsável.
Continuidade
A arborização é um projeto do plano de governo da gestão atual e foi possível com a colaboração de entidades parceiras do município, diz Nara. A ideia é de que o projeto seja adotado pela comunidade. “Queremos que o plantio de árvores se torne comum e que a comunidade acolha a iniciativa”, explica.
A subsecretária ressalta que o projeto de arborização siga a ideia semelhante à pavimentação comunitária, prevê parceria entre a comunidade e a administração municipal.